Topo

Cruzeiro

Atualmente na Série B, Cruzeiro despenca em ranking internacional da IFFHS

Último título do Cruzeiro na Libertadores aconteceu há mais de 23 anos, em agosto de 1997 - Arquivo UOL
Último título do Cruzeiro na Libertadores aconteceu há mais de 23 anos, em agosto de 1997 Imagem: Arquivo UOL

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2021 04h00

Poucos anos antes de 2019, ano em que foi rebaixado pela primeira vez à Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ostentou títulos importantes no cenário nacional, como o bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) e duas conquistas seguidas na Copa do Brasil (2017 e 2018). No entanto, nem mesmo esses troféus impediram que a Raposa despencasse, além de divisão nacional, também em um importante ranking apurado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS): o que lista os melhores times da América do Sul na década.

Do quarto lugar apresentado na pesquisa de melhor clube sul-americano na década de 2000 — divulgada em 2011 — e que compreendeu o somatório de pontos por partidas e títulos conquistados entre 2001 e 2010, período em que foi Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil (2003), e participou de cinco edições da Libertadores — 2001, 204, 2008, 2009 e 2011 —, sendo vice-campeão em uma dessas, agora o Cruzeiro sequer figura no top 10.

O mais novo ranking da IFFHS com os melhores do continente Sul-Americano na década de 2010, divulgado no último fim de semana, tem o Grêmio como o primeiro colocado, seguido de Atlético Nacional (COL), River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG) e o Libertad (PAR), os cinco melhores. Completam a lista outros quatro brasileiros — Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras —, além do Independiente Santa Fé, da Colômbia.

Do ranking anterior, somente a dupla argentina Boca Juniors e River Plate se manteve na lista. Os Xeneizes foram os primeiros colocados entre os melhores da década retrasada e caíram três posições na atual lista. Coincidentemente, os Millonarios mantiveram a terceira colocação, também apresentada na década 2001-2010.

Outros brasileiros além do Cruzeiro deixaram de figurar na lista dos melhores da América do Sul se comparadas as duas últimas listas da IFFHS. Ficaram fora o São Paulo — segundo melhor da década passada —, Santos (quinto) e o internacional (sexto).

Rivalidades

Enquanto Cruzeiro, São Paulo, Santos e Internacional deixaram o importante posto de times mais vitoriosos na década, grandes rivais desses clubes agora fazem parte do ranking.

Arquirrival do Cruzeiro, o Atlético-MG entrou como o nono melhor clube do continente na atual contagem de pontos da IFFHS. Corinthians e Palmeiras, rivais de São Paulo e Santos, também aparecem, na sétima e décima posição, respectivamente. Já o Internacional vê o seu maior concorrente, o Grêmio, ostentar o título de melhor time da década.

Melhor clube do século XX

Apesar de não figurar na última lista dos melhores da década, a própria IFFHS elegeu o Cruzeiro em 2009 como soberano no futebol brasileiro no século XX.

E foram sete competições sul-americanas vencidas pela Raposa no período, além de troféus nacionais: Copa Libertadores (1976 e 1997), Supercopa dos Campeões da Libertadores (1991 e 1992), Recopa Sul-Americana (1998), Copa Ouro e Copa Master da Supercopa (1995). Os títulos fizeram o time estrelado somar à época 295,5 pontos.

Naquela ocasião, o Cruzeiro ocupou o sétimo posto na lista dos melhores times sul-americanos do século XX, atrás do Peñarol (URU), Independiente (ARG), Nacional (URU), River Plate (ARG), Olimpia (PAR) e Boca Juniors (ARG).

Cruzeiro