Topo

Mineiro - 2021

FMF tenta cartada pela sequência do Mineiro, mas governo mantém proibição

Governo de Minas Gerais proibiu a realização de partidas de futebol no estado a partir desta segunda-feira - Alessandra Torres/AGIF
Governo de Minas Gerais proibiu a realização de partidas de futebol no estado a partir desta segunda-feira Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

22/03/2021 04h00

A Federação Mineira de Futebol (FMF) tentou evitar a paralisação do Campeonato Mineiro, mas não conseguiu, mesmo com a ajuda dos três maiores clubes de Belo Horizonte: América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. Mensagens de conscientização foram postadas pelos três clubes, que tentam convencer o governo a permitir a retomada do regional.

O avanço da pandemia da covid-19 levou o governo do Estado a decretar Onda Roxo em todos os municípios mineiros, impondo medidas restritivas de circulação de pessoas. Sendo assim, a partir de hoje (22), as partidas de futebol estão suspensas no território.

Baseada em documentos com números obtidos no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro, a FMF se esforçou para mudar a posição oficial dos governantes mineiros e manter a competição em andamento. A entidade chegou a dizer que se houvesse paralisação seria por apenas por uma semana. Mas não há garantias de que é isso que vai acontecer.

"Apenas essa rodada até domingo é que acontecerá. São pouquíssimos jogos e que estarão totalmente dentro dos procedimentos de segurança. A partir daí, tudo suspenso. O que nós queremos são medidas abrangentes que incluam todos, não queremos nenhum setor tendo tratamento diferenciado", explicou o governador Romeu Zema (Novo), em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo em Varginha, no Sul de Minas Gerais.

A FMF tentará ainda hoje uma nova cartada para, quem sabe, convencer o poder público pela não proibição dos jogos em solo mineiro.

Uma das medidas tomadas pelos clubes com anuência da FMF foi aumentar as campanhas de conscientização pelas medidas anti-Covid. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro usaram suas redes sociais para difundir com mais ênfase a mensagem de cuidados com a doença.

Do lado atleticano, publicações nos perfis do Twitter e Instagram foram registradas. Até uma entrevista com o médico do clube, Rodrigo Lasmar, foi veiculada na TV Galo, canal oficial do Alvinegro no YouTube.

"Dica é se cuidar, o distanciamento social é fundamental. Sabemos que o contágio só acontece por contato próximo e prolongado sem o uso de máscara. Cuidado em levar as mãos à boca, olhos e nariz. O uso do álcool em gel com frequência, lavar as mãos sempre que possível. A máscara é fundamental. Evitar aglomerações de qualquer espécie, procurar estar em locais com o mínimo de pessoas possíveis. Essas são as recomendações mais importantes, e através delas seguramos o contágio até que tenha condição de todas as pessoas estejam vacinadas", disse Lasmar.

No Cruzeiro não foi diferente. O clube também iniciou nesta semana uma campanha mais firme contra o coronavírus. "Fala, rapaziada. Aqui é o Ramon que está falando. Quero mandar um recado para vocês. Vamos usar a máscara para no proteger, prevenir, porque os números [da covid-19] só aumentam", disse o zagueiro, em vídeo publicado no Twitter celeste.

No clássico com o América-MG, ontem (21), a Raposa ostentou na camisa de jogo a frase "Vacina Já", em claro apoio à vacinação contra a doença. O contraditório é que na última sexta-feira o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, reuniu algumas pessoas na Toca da Raposa II para a disputa de uma "pelada" com membros da comissão técnica celeste e amigos, em um dos campos do CT.

Rodrigues divulgou uma foto da confraternização, que gerou aglomeração na Toca II, em sua conta particular no Twitter. O mandatário azul afirmou que todos os presentes estavam livres do vírus.

Já o América-MG gravou com o atacante Felipe Azevedo, recomendando mais cuidados da população com o uso da máscara e do álcool gel.

"Quero pedir para todos que possam se cuidar neste momento em que estamos passando em Minas Gerais e em todo o Brasil. Que todos possam usar máscara, utilizar o álcool gel. A gente sabe que não é só a gente, também tem o próximo e nossos familiares que temos que cuidar nesse momento difícil. Todo mundo possa se cuidar e tenho certeza que logo, logo vamos passar por esse momento difícil", disse jogador.