Topo

Corinthians

Mercado esfria, e Corinthians encontra dificuldades para selar negociações

Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves, presidente eleito, possuem ótima relação - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves, presidente eleito, possuem ótima relação Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2021 04h00

O Corinthians está com dificuldades para encontrar interessados em seus jogadores no mercado da bola. O clube quer negociar Matheus Jesus, André Luis, Fessin, Everaldo e Michel Macedo, mas não consegue enviá-los para outras equipes. Com a paralisação do Campeonato Paulista e o agravamento da pandemia no Brasil, o entendimento é de que há um receio coletivo no atual cenário e que ninguém está disposto a investir neste momento.

O quinteto foi avisado há mais de um mês que não será utilizado pelo técnico Vagner Mancini nesta temporada. De lá para cá, os empresários receberam o aval da diretoria do Corinthians para procurar clubes interessados, mas até agora não há nenhum avanço expressivo nas negociações. O clube do Parque São Jorge segue pagando os salários dos atletas, embora seu objetivo para 2021 seja o corte de gastos.

A reportagem conversou com empresários e dirigentes sobre a situação do quinteto. Alguns pontos foram levantados para explicar o porquê de os atletas ainda não terem sido negociados. A crise financeira que assola a maioria dos clubes brasileiros, a desconfiança dos dirigentes com a manutenção do calendário 2021 e os próprios termos dos contratos propostos foram temas abordados.

No caso do atacante Everaldo, por exemplo, o Corinthians gostaria de vendê-lo por R$ 2,5 milhões, mas não encontrou compradores interessados no mercado - mesmo considerando os valores baixos. A ideia agora é emprestá-lo, mas sem pagar os salários do atleta, o que também vem sendo um entrave para a concretização de qualquer negócio. O caso do volante Matheus Jesus, com quem o Timão tem contrato até o fim de 2023, é similar.

O meia-atacante Fessin se apresenta no CT Joaquim Grava amanhã (21), mas já ciente de que seguirá sua carreira em outro clube. O Corinthians ainda aposta no jogador e pretende renovar seu contrato, que termina em dezembro desta temporada, por mais um ano. A ideia é emprestá-lo para alguma equipe da Série A do Brasileirão e depois reaproveitá-lo em 2022, com o atleta mais maduro.

Já o atacante André Luis e o lateral Michel Macedo estão completamente fora dos planos até mesmo para temporadas futuras. André Luis retornou recentemente da Coreia do Sul, onde foi vice-artilheiro na Segunda Divisão, e pode ter mercado no leste asiático ou até mesmo no Oriente Médio. Michel Macedo pode parar no Japão.

Em todos os casos, o clube encontra fortes barreiras para concretizar as transações. O próprio Corinthians adota cautela no mercado e sabe que no cenário nacional, exceção aos ricos Palmeiras e Flamengo, são poucos os clubes que podem desembolsar altas quantias na atual conjuntura. Apesar disso, a diretoria segue firme com seu planejamento de tirar o quinteto de sua folha de pagamento e enxugar os gastos de todos os departamentos do clube.

Corinthians