Topo

Mineiro - 2021

América-MG vence Cruzeiro no clássico e tira rival do G-4 no Mineiro

Cruzeiro e América-MG fazem clássico ruim no estádio Independência, no Campeonato Mineiro - Bruno Haddad/Cruzeiro
Cruzeiro e América-MG fazem clássico ruim no estádio Independência, no Campeonato Mineiro Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

21/03/2021 17h56

A realidade do Cruzeiro ficou escancarada no jogo mais importante do clube no ano até aqui. No primeiro clássico de 2021, a Raposa jogou mal, perdeu por 1 a 0 para o América-MG e deixou o G-4 do Campeonato Mineiro. O gol foi de Joseph, zagueiro improvisado como lateral pelo técnico Lisca, o único que acertou na escalação na tarde de hoje (21), em duelo válido pela quinta rodada do estadual.

O técnico Felipe Conceição também armou o Cruzeiro com improvisação, mas não teve o mesmo resultado que Lisca, seu oponente. O treinador da Raposa optou por Alan Ruschel no meio-campo e não na posição de origem do jogador, que é a lateral esquerda. O desempenho do jogador ficou abaixo da expectativa, o que não foi bom para o time azul no primeiro tempo.

O próximo compromisso do Cruzeiro, que já soma duas derrotas na competição, será contra o Tombense, em data ainda a ser definida, já que o Campeonato Mineiro será paralisado. Já o América-MG visitará o Uberlândia, também sem data confirmada.

O jogo

Com uma escalação diferente, com Alan Ruschel improvisado no meio-campo ao lado dos volantes Adriano e Jadson, o Cruzeiro teve muita dificuldade para criar jogadas. O time celeste abusava das tentativas de ligação direta, não conseguia permanecer com a posse de bola e permitia que o América-MG controlasse o primeiro tempo. A falta de qualidade celeste foi tamanha que o time conseguiu finalizar apenas uma vez nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o América-MG seguiu ditando o ritmo, pressionando o Cruzeiro, até mesmo pela falta de velocidade do adversário. O técnico Felipe Conceição fez mudanças na equipe para tentar corrigir erros, já que a apresentação da Raposa estava muito abaixo da expectativa até os 10 minutos da segunda etapa. O time celeste até melhorou, mas não o necessário para ao menos chegar ao empate.

Gol polêmico dá vantagem ao América-MG

O gol do jogo, marcado por Joseph a favor do América-MG, foi alvo de muita reclamação da comissão técnica do Cruzeiro. No intervalo do jogo, houve cobrança dos cruzeirenses aos árbitros por causa de um possível impedimento no lance. Comentarista de arbitragem da TV Globo, o ex-árbitro Sálvio Espíndola enxergou impedimento do defensor na jogada.

Oito jogos sem gol no 1º tempo

O Cruzeiro vive uma curiosidade negativa desde os tempos de Felipão, passando por Célio Lúcio, que foi treinador interino, e agora com Felipe Conceição. O clássico com o América-MG foi o oitavo jogo seguido em que a Raposa não conseguiu fazer gols no primeiro tempo. E começar perdendo não é novidade na equipe celeste em 2021. Foi assim contra o Uberlândia e Caldense, ambos no Campeonato Mineiro, e contra o São Raimundo, na Copa do Brasil.

Desmanche no América-MG?

O técnico Lisca não contou na tarde de hoje com dois importantes jogadores: o zagueiro Messias e o atacante Ademir, que negociam com outros clubes e podem deixar o Coelho. O Ceará mostra interesse em Messias, enquanto o Palmeiras quer levar Ademir.

O caso de Ademir gerou até polêmica durante a semana passada, já que o jogador se rejeitou a entrar em campo contra o Treze-PB na primeira fase da Copa do Brasil. O episódio foi tratado pelo presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, como "molecagem".

Quem foi bem: Joseph

Improvisado na lateral direita do Coelho, o zagueiro Joseph foi o autor do gol da vitória americana.

Quem foi mal: Alan Ruschel e Felipe Conceição

Improvisado no meio-campo, o lateral esquerdo de origem ficou apagado no jogo. Aliás, o jogador não tem tido boas apresentações em 2021 até mesmo na sua posição original. A decisão pela improvisação foi do técnico do Cruzeiro, que também não tomou as melhores decisões no comando do time na tarde de hoje.

Parada forçada

A partir de amanhã (22) o Campeonato Mineiro sofre uma parada forçada após decreto do governo de Minas Gerais. O estado entrou na Onda Roxa, que restringe a circulação de pessoas em todos os municípios. Consequentemente, partidas de esportes coletivos, que incluem o futebol, estão suspensas até segunda ordem.

Cronologia do jogo

Aos 34 minutos do primeiro tempo, o América-MG abriu o placar com Joseph, zagueiro improvisado por Lisca na lateral direita. O jogador aproveitou rebote em uma jogada de Marcelo Toscano, que tentou mandar a bola para o meio da área. A redonda desviou em Ramon e sobrou para o próprio Joseph, que bateu cruzado e fez o gol.

Aos 51 minutos do segundo tempo, Léo Passos teve a chance de ampliar, perdeu a cobrança de pênalti, e o placar se manteve 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 0 CRUZEIRO

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e Horário: 21 de março (domingo), às 16h (de Brasília)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida da Costa
Gol: Joseph (34' 1ºT)
Cartão amarelo: Lisca (AME); Jadson, Alan Ruschel, Cáceres, Matheus Pereira, Ramon (CRU)
Cartão vermelho: Matheus Pereira, Eduardo Brock (CRU)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Joseph (Diego Ferreira), Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Sabino, Juninho, Gustavinho (Leandro Carvalho) e Alê (Zé Ricardo); Marcelo Toscano (Sávio) e Rodolfo (Léo Passos). Técnico: Lisca

CRUZEIRO: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano (Rafael Sóbis), Jadson (Matheus Barbosa), Alan Ruschel (Marcinho); Airton (Bruno José), Felipe Augusto (Willian Pottker) e Marcelo Moreno. Técnico: Felipe Conceição