Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Covid-19: quartas da Champions podem ter 75% dos jogos em campo neutro

Caminho até a troféu da Liga dos Campeões deve ter desvios por Budapeste ou Bucareste nesta fase - Valentin Flauraud - UEFA
Caminho até a troféu da Liga dos Campeões deve ter desvios por Budapeste ou Bucareste nesta fase Imagem: Valentin Flauraud - UEFA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/03/2021 04h00

A exemplo do que ocorreu nas oitavas de final, as quartas da Liga dos Campeões também devem ser impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Com os três times ingleses espalhados nos quatro confrontos, até 75% dos jogos podem ser disputados em campo neutro por causa das restrições de deslocamento na Europa.

Em resumo, se as medidas que valeram neste mês forem renovadas pelos governos locais para abril, seis das oito partidas terão de mudar de local. Real Madrid x Liverpool podem jogar duas vezes em campo neutro, assim como Manchester City x Borussia Dortmund e Chelsea x Porto. Já Bayern x PSG poderia acontecer normalmente nos estádios dos respectivos times.

Na fase anterior, Liverpool e Manchester City jogaram a ida e a volta de seus confrontos em Budapeste devido a restrições impostas pela Alemanha a passageiros ingleses. Nas quartas de final, estas medidas tornariam inviável a realização da ida e da volta de City x Dortmund nos estádios originais.

Já os jogos entre Real Madrid x Liverpool podem acabar deslocados pois os voos que partem da Inglaterra estão suspensos pelo governo espanhol. A medida vale até 30 de março, mas deve ser renovada, como tem sido nos últimos meses. Foi esta condição, aliás, que impossibilitou a realização de Atlético de Madri x Chelsea na Espanha, nas oitavas de final.

O Chelsea também deve jogar duas vezes em campo neutro contra o Porto. Os voos partindo de Portugal estavam banidos do Reino Unido até ontem (19), e agora os estrangeiros precisam ficar dez dias em isolamento antes de poder sair —obrigação que, na prática, a delegação do Porto não conseguiria cumprir por ter outros compromissos no calendário.

Por fim, o tão aguardado confronto entre Bayern de Munique e PSG, a reedição da última final da Champions, está mais perto de ocorrer nos devidos estádios. Atualmente, a maior imposição dos governos da Alemanha e da França, um em relação a passageiros do outro, é a apresentação de um teste PCR negativo —o que virou praxe para clubes de futebol.

A maioria dos jogos deslocados das oitavas da Liga dos Campeões foram realizados em Budapeste, na Hungria; somente um ocorreu em Bucareste, na Romênia. As quartas de final têm início previsto para o próximo dia 6, mas as datas exatas, horários e locais de cada confronto ainda estão indefinidos.