Topo

Grêmio

Aposta do Grêmio, Brenno é fã de Rogério Ceni e virou goleiro por acaso

Brenno foi um dos destaques do Grêmio na vitória sobre o Aimoré, pelo Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio
Brenno foi um dos destaques do Grêmio na vitória sobre o Aimoré, pelo Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/03/2021 04h00

Brenno foi o principal destaque da vitória do Grêmio por 2 a 0 sobre o Aimoré, ontem (19), pelo Campeonato Gaúcho. O goleiro de 21 anos fez ao menos três defesas com grau muito elevado de dificuldade. Fatos que poderiam nunca acontecer, não fosse o acaso.

O amor pelo futebol sempre esteve com o paulista de Sorocaba. E antes das primeiras defesas pelo Desportivo Brasil, os chutes é que chamavam atenção. Brenno jogava na linha, nem pensava em atuar no gol.

A mudança de função foi ocasional. Em um jogo — antes dos holofotes do futebol profissional — não havia goleiro disponível. Por ser alto (atualmente mede 1,90 m), resolveu tentar. Ali nasceu a paixão por defender mais do que atacar, que carrega até hoje.

O destaque não tardou. Do Desportivo Brasil para o Grêmio após uma boa atuação contra o time gaúcho na Copa São Paulo, e uma trajetória que arranca elogios nas categorias de base.

Entre os ídolos, ele não esconde que o primeiro foi Rogério Ceni, que brilhou pelo São Paulo e hoje treina o Flamengo. "Sempre gostei dele, desde criança", contou em entrevistas recentes. Depois, vieram os alemães Ter Stegen (Barcelona) e Manuel Neuer (Bayern de Munique), além do belga Thibaut Courtois (Real Madrid).

Brenno estreou pelo Grêmio de forma inesperada. Em 2019, foi surpreso pela necessidade de jogar o Gre-Nal 418. Em 17 de março, há pouco mais de dois anos, não foi vazado contra o tradicional oponente e debutou no time principal com vitória: 1 a 0 para o Tricolor.

Os elogios o acompanham desde então e foram contemplados na vitória sobre o Aimoré. Seja em arremates de longe, conclusões de cabeça com força ou chutes cara a cara, ele esteve sempre lá.

"Ele vem treinando muito bem e está sendo observado. Faltava oportunidade. Não se pode credenciar a um jogador de pouca idade uma responsabilidade muito grande no gol do Grêmio. Na primeira falha, será crucificado. Acredito que a tendência é evoluir, ganhar confiança, e tem tudo para, daqui a algum tempo, assumir a titularidade ou brigar por ela", disse o auxiliar-técnico Alexandre Mendes.

Mas a torcida tem pressa. Tomaram as redes sociais expressões como "Brenno Banks" (em alusão ao ex-goleiro inglês Gordon Banks), "Brenneuer", ou até associações ao nome de Danrlei, ídolo gremista. Com os experientes Paulo Victor e Vanderlei em baixa, os aficionados querem o jovem no time para já.

"O torcedor é paixão, é momento. Hoje, o Brenno foi muito bem. Mas amanhã, se falhar, não terá a mesma popularidade. Ele tende a evoluir, mas é cedo para opinar. Temos que dar tempo ao tempo e deixar ele jogando. Ver como se sairá numa situação adversa, contra equipes de maior porte ou em um clássico", salientou Mendes.

Até mesmo os elogios que tem recebido estarão presentes nesta avaliação. O momento de euforia também precisa ser dosado no processo de entrada no time, que ainda não está consolidado.

"Sempre que falamos do processo de evolução de um jogador, mostramos os dois lados. Ele vai ser enaltecido pela atuação, o que poderia não acontecer em caso de falha. Ele é jovem, vai oscilar, vai fazer excelentes partidas e outras nem tanto. Acho que é um jogador em evolução, mas pode oscilar no decorrer de uma caminhada mais forte. Temos que ter calma, acreditar no potencial dele, mas com ressalvas. Precisamos de tranquilidade para avaliar, sabendo que podemos contar com ele um pouco mais na frente", finalizou.

O Grêmio dormiu líder do Gauchão, com nove pontos, e com dois jogos a menos em relação aos demais clubes que estão na ponta da tabela — jogam pela quinta rodada amanhã e na segunda-feira. O Tricolor volta a campo diante do São José, também na segunda, fora de casa.

Grêmio