Topo

Corinthians

Corinthians ainda estuda elenco e observa garotos antes de ir ao mercado 

Técnico Vagner Mancini e o presidente Duilio Monteiro Alves conversam durante atividade do Corinthians no CT Joaquim Grava - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Técnico Vagner Mancini e o presidente Duilio Monteiro Alves conversam durante atividade do Corinthians no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/03/2021 04h00

Em crise financeira e com recursos escassos, o Corinthians adota cautela nos bastidores antes de abrir negociação com qualquer jogador. Até o fim deste mês, por conta da paralisação do Campeonato Paulista, o elenco fará uma espécie de mini pré-temporada e a comissão técnica usará o período sem partidas para observar o grupo, sobretudo os mais jovens, antes de tomar decisões importantes para a temporada 2021.

O técnico Vagner Mancini e o diretor financeiro Wesley Melo afirmaram ao longo desta semana que o Corinthians fará uma ou outra contratação neste começo de temporada. A movimentação seria importante, já que o elenco tem algumas carências, como um reserva para o titular Fagner na lateral direita, um meia de armação e atacantes de beirada de campo com bom poder de finalização.

Impossibilitado de trazer reforços de renome no cenário nacional, o pensamento do Corinthians é estudar o seu próprio elenco ao testar adaptações e variações de jogo. Somente depois disso, com o grupo completamente rastreado, comissão técnica e diretoria sentarão para pensar em alguns reforços pontuais — jogadores que tenham um bom custo-benefício e que possam suprir as necessidades detectadas por Mancini.

Por isso, o período de treinamentos pode ser encarado como mais um teste para os garotos promovidos da base. Nomes como Matheus Donelli e Rodrigo Varanda já convenceram a comissão técnica e estão oficialmente promovidos. Alguns outros, no entanto, por mais que continuem treinando no CT Joaquim Grava podem levar mais tempo para se firmarem no time de cima. É o caso do volante Luis Mandaca, por exemplo, que foi cedido no meio da semana ao time sub-20 e ainda não foi inscrito no Paulistão.

Por mais que o Corinthians tenha aberto os portões do CT aos garotos da base, o clube não abrirá mão de ser competitivo em 2021. Portanto, mesmo que haja alguma posição servida por algum atleta promovido das categorias inferiores, se Mancini não sentir confiança, o clube deve ir ao mercado se reforçar. No atual cenário, a diretoria prega cautela. O objetivo geral é cortar gastos, mas manter o futebol forte.

Corinthians