Topo

"Novo PSG" revê Bayern com mudanças de técnico, capitão e astral de Neymar

Laurence Griffiths - UEFA/UEFA via Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths - UEFA/UEFA via Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

19/03/2021 12h31

O Paris Saint-Germain tem mudanças marcantes para a reedição da final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, definida no sorteio das quartas de final nesta sexta-feira (19).

O treinador argentino Mauricio Pochettino pouco modificou o time que foi derrotado por 1 a 0 na decisão há oito meses, mas viu nos bastidores a relação do clube com Neymar melhorar até um acerto de renovação contratual. O brasileiro agora não reclama de ser preservado pela comissão técnica mesmo recuperado de lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

Neymar espera paciente pela volta ao time. No planejamento traçado por diretoria e departamento médico, a ideia foi de evitar riscos de nova lesão antes das quartas de final. Enquanto isso, um vínculo com o jogador até 2026 já foi garantido nos bastidores, embora ele ainda não seja oficial.

O UOL Esporte lista as principais mudanças vividas pelo PSG desde a derrota na final em Lisboa.

O novo treinador

Mauricio Pochettino foi o eleito pelo PSG para substituir Thomas Tuchel em dezembro. A escolha do argentino em muito foi baseada no histórico da Liga dos Campeões, sendo finalista no comando do Tottenham, em 2019 - foi derrotado por 2 a 0 para o Liverpool na decisão.

Outro aspecto importante foi o excesso de jogadores latino-americanos no elenco. Tuchel sofria para se comunicar com o grupo, e além disso, já tinha relação desgastada com a diretoria após duas temporadas no PSG.

O amor de Neymar pelo PSG

Neymar já está decidido a ficar no Paris Saint-Germain com um novo contrato até 2026. Ele ótima relação com o elenco e ficou empolgado com o time ao chegar à final da Liga dos Campeões na edição passada. Tanto que a primeira conversa sobre renovação aconteceu em Lisboa, ainda em agosto, quando o PSG disputava as finais da competição. Desde então, a negociação entre o pai do atacante, o agente Pini Zahavi e o dono do clube, Nasser Al-Khelaifi, fluiu positivamente.

Com a decisão do fico já tomada, Neymar passou a exibir sua felicidade com o PSG. Fotos do time, do estádio, e até da cidade de Paris já foram postadas com a legenda: "Eu te amo, PSG".

"Mudou muita coisa aqui no PSG. Não sei dizer exatamente o por quê, não sei se sou eu ou outra coisa. Eu me adaptei, estou mais calmo e quero ficar no Paris Saint-Germain", disse o jogador em recente entrevista à TF1.

Futuro de Mbappé virou mistério

Diferentemente de Neymar, Kylian Mbappé não se compromete com um futuro no Paris Saint-Germain. O jogador tem vínculo até junho de 2022, mas já foi cobrado para tomar uma decisão sobre ficar ou não no clube até o fim da temporada.

O PSG luta pela renovação contratual, mas trabalha com a hipótese de venda ao fim da temporada para evitar um risco de saída gratuita ao término do vínculo. Por conta desse cenário, os jogos decisivos da Liga dos Campeões tem um clima de despedida do atacante francês no clube.

"Sim que está chegando a hora que tenho que me decidir. Mas estou calmo, pensando no melhor para mim e também para o PSG", disse Mbappé.

O novo capitão

O capitão da final passada, Thiago Silva, deixou o time. E na nova realidade é o brasileiro Marquinhos quem tem a responsabilidade de liderar o grupo.

Marquinhos chegou ao PSG em 2013, com apenas 19 anos. A rápida adaptação ao clube impressionou dirigentes. Atualmente, ele é visto pela diretoria como o estrangeiro do elenco com melhor nível de fluência no idioma francês.

Além da saída de Thiago Silva, o uruguaio Cavani também deixou o clube e fez o prestígio de Marquinhos aumentar Agora, ele é o maior ídolo da torcida Ultras do PSG.

O herói virou inimigo

O atacante do Bayern de Munique, Choupo-Moting, foi o herói do PSG na campanha da Liga dos Campeões da temporada passada.

Contra a Atalanta, pelas quartas de final, Choupo-Moting entrou aos 34 minutos do segundo tempo e foi o autor do gol da vitória do PSG por 2 a 1, aos 48 minutos. Pouco antes, aos 45 minutos, ainda foi o responsável pelo cruzamento que originou o gol de Marquinhos após chute errado de Neymar. Assim, o camaronês viveu uma incrível história de superação.

Ne decisão, Choupo-Moting teve pouco mais de 15 minutos em campo pelo PSG. Chamou a atenção o fato de que Tuchel deixou o badalado Icardi no banco durante todo o confronto.

Os reforços

Do time titular do PSG na decisão contra o Bayern de Munique, apenas o zagueiro Thiago Silva deixou o elenco. Apesar disso, algumas contratações foram realizadas para dar mais opções táticas ao time.

Entre os reforços, o titular de vaga assegurada é o lateral direito italiano Alessandro Florenzi. Já o brasileiro Rafinha, o português Danilo e o italiano Kean são as opções vindas para o banco de reservas.

O time titular do PSG para encarar o Bayern de Munique deve ser: Navas, Florenzi, Marquinhos, Kimpembe e Kurzawa; Paredes, Verratti e Neymar; Di Maria, Icardi e Mbappé.