Topo

Neymar? Que nada! Romarinho é o artilheiro brasileiro da temporada lá fora

O atacante ex-Corinthians, hoje no Al-Ittihad, soma 16 gols em 26 jogos da temporada 2020/2021 - Divulgação/Ittihad
O atacante ex-Corinthians, hoje no Al-Ittihad, soma 16 gols em 26 jogos da temporada 2020/2021 Imagem: Divulgação/Ittihad

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

19/03/2021 04h00

Romarinho vive fase para mostrar que sua carreira vai bem além dos memes da sua passagem vitoriosa pelo Corinthians e das piadas com o Palmeiras. Aos 30 anos, ele é o brasileiro com mais gols na temporada 2020/2021 no futebol internacional: são 16 em 26 jogos, número superior ao do astro Neymar, por exemplo, que fez 13 gols pelo Paris Saint-Germain antes de se lesionar.

Longe dos holofotes do futebol europeu, Romarinho defende o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. É sua terceira temporada por lá. Em bom momento, supera também Arthur Cabral (ex-Ceará e Palmeiras, hoje no Basel-SUI), Igor (Sharjah-EAU), João Pedro (Cagliari-ITA), Rodrigo Pinho (Marítimo-POR) e Danilo Pereira (Twente-HOL).

Fico feliz por saber [que é o brasileiro mais goleador da temporada no momento], ainda mais sabendo da qualidade de tantos jogadores brasileiros que temos e estão espalhados pelo mundo. Quero aumentar ainda mais este número e fechar a temporada com títulos. Os gols sempre fizeram parte da minha carreira e desta vez eles têm acontecido com mais frequência, o que me deixa motivado."

O futebol da Tailândia tem brasileiros com números melhores que os de Romarinho e dos outros mencionados, mas lá a temporada contabiliza jogos de fevereiro de 2020. O zagueiro Victor Cardozo (sim, zagueiro) tem 15 gols. O atacante Tardeli Reis, 21. No caso de Romarinho, os dados de desempenho partem de outubro. Os de Arthur Cabral, que tem 15 gols, começam perto dessa data também, atrasada pela pandemia.

Dos 16 gols, 14 saíram no campeonato nacional em que o time é terceiro colocado atualmente. Romarinho é dirigido pelo técnico Fábio Carille, também ex-Corinthians, e é colega de clube dos brasileiros Bruno Henrique (ex-Corinthians e Palmeiras) e Marcelo Grohe (ex-Grêmio).

Carille - Divulgação/Ittihad - Divulgação/Ittihad
O técnico Fábio Carille e sua comissão brasileira trabalham no Al Ittihad desde fevereiro de 2020
Imagem: Divulgação/Ittihad

"Temos uma relação muito boa, [Carille] é um treinador que já conhecia desde o Corinthians. O nosso grupo é muito bom, tenho grandes amigos aqui e sou muito feliz. Com os brasileiros de agora e os que já passaram por aqui, a relação foi sempre boa, estamos sempre juntos e isso favorece para a gente poder desempenhar bem o futebol com alegria", diz Romarinho, que nesta temporada tem jogado com muita liberdade de movimentação ofensiva, como conta:

"Eu vou sempre buscar a bola no meio de campo, caio pelos lados e chego na área vindo de trás. A gente joga com centroavante e também jogadores pelos lados, então tenho muita opção. Chego muito ao ataque e o time tem um estilo de jogo de criar muitas chances, o que ajuda a todos do setor de frente."

Romarinho teve os direitos econômicos vendidos pelo Corinthians em 2014 e fez carreira no futebol asiático, onde defendeu Al-Jaish-QAT, Al Jazira-EAU e agora o Al-Ittihad, na Arábia Saudita. Ele esteve na mira do clube paulista no mercado da bola várias vezes nos últimos anos, mas as condições contratuais no Oriente Médio são sempre mais vantajosas. O contrato atual vai até 30 de junho de 2022.

Romarinho - Divulgação/Ittihad - Divulgação/Ittihad
Atacante de 30 anos negociou com o Corinthians em 2019, mas não houve acerto
Imagem: Divulgação/Ittihad

"No momento, minha cabeça está totalmente voltada para esta temporada, pois estamos na briga por títulos importantes. O que mais quero é poder buscar essa conquista para nossa torcida. Depois, em um futuro breve, vou começar a pensar um pouco mais sobre isso [chance de transferência]".