Topo

Grêmio

Salário atrasado na Arábia abre brecha para Marcelo Grohe voltar ao Grêmio

Marcelo Grohe, goleiro do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, pode voltar ao Grêmio - Divulgação
Marcelo Grohe, goleiro do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, pode voltar ao Grêmio Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/03/2021 04h00

Marcelo Grohe é um nome sempre lembrado quando o Grêmio cogita contratação de goleiros. Ídolo da torcida, identificado com o clube, o jogador deixou o Tricolor em 2019 para defender o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. E ainda que esteja em alta por lá, o cenário para uma investida de retorno nunca esteve tão propício, com salários atrasados e a chance de abrir conversas.

Segundo apurou o UOL Esporte, Grohe está com três meses de atraso no salário. O Al-Ittihad perdeu Jonas, volante ex-Flamengo, exatamente por este motivo. O jogador procurou a Fifa e conseguiu liberação para assinar com Bahia.

O problema do clube é o mesmo de várias equipes na Arábia Saudita. Recentemente, o volante Souza, ex-Grêmio e amigo pessoal de Grohe, conseguiu liberação do Al-Ahli na Fifa pelo mesmo motivo e se transferiu para o Besiktas, da Turquia. Há mais tempo, Giuliano, meia ex-Grêmio, também se desligou de um clube árabe por razões idênticas. O jogador foi para o Basaksehir, igualmente da Turquia.

O Regulamento para Status e Transferências de Jogadores (RSTP) da Fifa sofreu alterações em 2018, e ficou determinado que os jogadores podem acionar a Justiça trabalhista após dois meses de atraso dos pagamentos. Grohe, portanto, já estaria legalmente autorizado.

Em Porto Alegre, o Grêmio trabalha para contratar um novo goleiro. A ideia dos dirigentes é avançar somente após saída de um dos jogadores da posição no atual elenco. O nome de Marcelo Grohe não apareceu na primeira lista gremista com opções no mercado da bola.

Vanderlei e Paulo Victor cometeram falhas em jogos importantes na última temporada, e Brenno, de 21 anos, tem sido preparado para o futuro.

O empresário de Grohe, Bruno Junqueira, confirmou ao UOL Esporte que há valores em atraso, mas não detalhou o tema. O agente do goleiro disse, ainda, que o projeto do jogador na Arábia Saudita vai muito bem, mas ressaltou que o jogador tem um carinho especial pelo Grêmio.

Campeão da Libertadores de 2017 pelo Grêmio e atualmente com 34 anos, Marcelo Grohe é titular absoluto no gol de sua equipe. Foram 26 jogos na atual temporada. Após 23 rodadas do campeonato local, ele está em primeiro na eleição promovida pela rede de televisão que transmite o campeonato e escolhe o melhor jogador em atividade no país. Ele também foi eleito melhor goleiro da Arábia Saudita no mês de dezembro.

O Al-Ittihad está na final da Copa dos Campeões Árabes, que será disputada contra o Raja Casablanca, do Marrocos, ainda sem data definida em função dos efeitos da pandemia, e está em terceiro na classificação do campeonato nacional, a quatro pontos do líder Al-Hilal e na zona de classificação para a Champions da Ásia.

Grêmio