Topo

ANÁLISE

Danilo Lavieri: "É muito difícil entender onde o Corinthians quer chegar"

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 04h00

O Corinthians se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil com a vitória por 3 a 0 diante do Salgueiro, de Pernambuco, chegando à terceira vitória seguida na temporada, mas apresentou alguns problemas em campo diante de um adversário frágil em um momento no qual o clube alvinegro passa por algumas mudanças, com jogadores que chegaram na temporada passada já de saída com o insucesso.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Vinicius Mesquita, Débora Miranda, Danilo Lavieri e Renato Maurício Prado, Lavieri analisa a atuação do Corinthians, o momento ruim do centroavante Jô, as saídas de jogadores cujas contratações que não foram bem explicadas, lembrando que o atual presidente Duilio Monteiro Alves era o diretor de futebol na gestão anterior, de Andrés Sanchez, e a projeção de um 2021 difícil para o torcedor.

"O 2020 do Corinthians foi cheio de contratações, de atitudes, de movimentos da diretoria que na verdade não poderiam resultar em uma coisa muito diferente do que a gente está vendo hoje desse Corinthians, porque se fosse hoje, um jogo isolado, o Corinthians jogando mal hoje contra o Salgueiro, mas ganhando de 3 a 0, como a gente falou, a gente iria falar 'ok, acontece de jogar mal, viajou, cansou, o campo é ruim, o campo é pequeno, quando você joga contra esse time a obrigação está toda de um lado', mas não, no fim de semana Corinthians e São Caetano foi horrível", afirma Lavieri.

"Você vai dando uma olhada no retrospecto, o Corinthians tem algumas contratações que não são explicadas até hoje, Jonathan Cafú chegou e já está sendo emprestado de novo, tem o Davó do Guarani, que também vai ser emprestado de novo, se é que já não foi, tem o Natel, são algumas contratações que é muito difícil entender onde o Corinthians queria chegar com essas contratações", completa.

Em relação ao jogo diante do Salgueiro, o jornalista cita os números do time comandado por Vagner Mancini no primeiro tempo, com menos finalizações que o adversário, menos tempo com a bola, mesmo em um jogo no qual vencia por 1 a 0 desde os primeiros minutos. Ele também avalia a atuação de Jô, que já há alguns jogos não consegue render no time.

"O Corinthians terminou no primeiro tempo contra o Salgueiro ganhando de 1 a 0, mas na primeira etapa foram nove finalizações do Salgueiro e seis do Corinthians, e a posse de bola foi 63% do Salgueiro, e o Salgueiro a gente não precisa comentar, é um time que luta na quarta divisão, briga na Copa do Nordeste e no Pernambucano, não é nada daquilo", diz Lavieri.

"O Jô parece que já perdeu o bonde, digamos assim, ele tem rendido muito aquém do que a gente espera, às vezes parece até um pouco de problema físico, que ele não está acompanhando o ritmo mesmo de jogo, mais do que a questão técnica, a questão de ritmo mesmo, parece que ele está fora, parece que é aquele começo de temporada, só que a gente não está no começo de temporada, na verdade a gente está emendando, falta de ritmo os jogadores não podem alegar", completa.

Em relação ao que é possível esperar para a temporada, Lavieri faz uma projeção que não é animadora para o torcedor corintiano devido a todos os problemas que o clube tem, a não ser que consiga promover bons jogadores das categorias de base para melhorar o elenco.

"É muito difícil entender onde o Corinthians quer chegar, mas se a gente for analisar bem, não poderia ser muito diferente disso. A não ser que desse a sorte de achar dois ou três moleques ali na base, que resolvessem ali o problema para o Mancini, eu não sei, eu estou vendo isso, o Duilio falando que o Corinthians não pode contratar muita coisa porque está com pouco dinheiro, precisa se recuperar aí do ano de pandemia. O Renato falou que não pode ser um ano de sustos, mas olha, do jeito que está começando esse 2021 para o Corinthians, eu acho que o corintiano pode começar a rezar", conclui.