Topo

Palmeiras tem primeira semana livre para treinos depois de um semestre

Auxiliar João Martins passa as orientações ao time do Palmeiras - Cesar Greco
Auxiliar João Martins passa as orientações ao time do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Gabriela Chabatura

Em colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2021 04h00

O plano emergencial decretado pelo governador João Doria (PSDB) no estado de São Paulo resultou na suspensão da partida contra o São Bento, pelo Paulistão. Não é algo que jogadores e comissão técnica do Palmeiras possam celebrar necessariamente. Por outro lado, há um efeito positivo também: o time terá tempo de descanso e de treino. Algo raríssimo na rotina dos atuais campeões da Libertadores e da Copa do Brasil

Sem o compromisso que estava agendado para hoje (17), o elenco alviverde terá cinco dias para se preparar para o clássico com o São Paulo, no sábado (20). Algo que não acontecia desde agosto do ano passado. Isso tudo, claro, se a Federação Paulista de Futebol (FPF) conseguir cumprir o seu calendário, uma vez que o decreto impede atividades esportivas até o dia 30.

Considerando o calendário apenas com as competições em andamento, a última vez que o Palmeiras teve um intervalo de cinco dias entre uma partida e outra aconteceu durante o início da disputa do Brasileirão 2020. Em agosto, o Verdão entrou em campo contra o Santos, no dia 23, e depois voltou a atuar somente no dia 29, diante do Bahia. Desde então, o tempo de recuperação entre as partidas diminuiu.

A única vez em que aconteceu espaçamento maior entre os confrontos foi em fevereiro de 2020. Naquela ocasião, o Palmeiras teve pausa de sete dias entre os duelos contra a Ponte Preta (08/02) e o Mirassol (16/02) e, depois, o período de oito dias entre a partida contra o Guarani (20/02) e o Santos (29/02) — ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

É importante mencionar que depois, em 16 de março, o futebol foi paralisado por causa da pandemia do novo coronavírus. Todos os campeonatos foram suspensos por mais de três meses — os treinos (apenas físicos) tiveram de acontecer de maneira remota.

Diante da indefinição sobre o jogo contra o São Bento, o Palmeiras resolveu mudar a agenda e concedeu folga ao grupo. A tendência é que esse intervalo também seja utilizado pelo auxiliar-técnico João Martins para aplicar suas ideias de jogo e correções para o clássico. Ele também terá de volta, a partir do dia 19, o grupo de atletas titulares que tirou férias logo após a conquista da Copa do Brasil.

A semana também dá a possibilidade de o clube acelerar a recuperação de alguns jogadores que estão retornando de lesão e/ou transição física, como é o caso do atacante Wesley. Ele foi desfalque na partida contra a Ferroviária, mas participou do treino de ontem (16) e tem chances de ficar à disposição da comissão técnica no fim de semana. Enfim, tempo para trabalhar!