Topo

Vasco

Jogadores com férias prolongadas pelo Vasco seguem com futuro indefinido

Zagueiro Werley teve férias prorrogadas, mas apesar de receber sondagens, ainda não tem seu futuro definido - Rafael Ribeiro / Vasco
Zagueiro Werley teve férias prorrogadas, mas apesar de receber sondagens, ainda não tem seu futuro definido Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/03/2021 04h00

Dos oito jogadores que inicialmente não estão nos planos do Vasco e tiveram suas férias prorrogadas, cinco ainda têm situações indefinidas: Werley, Henrique, Neto Borges, Marcos Júnior e Lucas Santos.

O zagueiro Werley, de 32 anos, tem contrato até dezembro de 2022 com o Cruz-Maltino, mas seu alto salário e um retorno esportivo aquém do esperado inviabilizam a continuidade do atleta no clube. Seu staff teve conversas com Cuiabá e Fortaleza, porém, até o momento, as negociações não evoluíram.

Neto Borges está emprestado pelo Genk até 30 de julho deste ano. Porém, o clube belga já não pode mais inscrevê-lo em competições, o que gera um impasse. Ele é aguardado na semana que vem no Vasco para definir a sua situação. O lateral esquerdo pode, inclusive, ser aproveitado num primeiro momento, já que o técnico Marcelo Cabo tem somente o recém-contratado Zeca para o setor, uma vez que o jovem Riquelme ainda se recupera de lesão.

Henrique é outro que atua naquela posição, mas também ganhou férias prolongadas e não continuará. Com contrato até 2 de agosto, ele ainda não recebeu propostas oficiais.

O volante Marcos Júnior é outro que aguarda propostas oficiais e, enquanto isso, tem mantido a forma de maneira individual, inclusive realizando alguns treinos com Fellipe Bastos, que se desligou do Vasco ainda no decorrer do Campeonato Brasileiro passado e ainda não arrumou um novo clube.

O jovem meia Lucas Santos, com vínculo até dezembro de 2022, pode ser emprestado ou utilizado como moeda de troca pelo Vasco.

Sem proposta que agrade, Castan fica num primeiro momento

Leandro Castan viajou com a delegação do Vasco para enfrentar a Caldense (MG) pela Copa do Brasil - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Capitão da equipe até a temporada passada, Leandro Castan teve conversas com a diretoria e chegou-se ao consenso de que, caso ocorresse uma proposta que fosse boa para ambos os lados, sua saída seria liberada. No entanto, até aqui, nada que tenha chegado de concreto agradou e, após bate-papo com o treinador Marcelo Cabo, o zagueiro — num primeiro momento — será aproveitado. Ele, inclusive, viajou com a delegação que enfrenta amanhã (18) a Caldense (MG), às 17h30, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil.

Sua permanência até o fim da temporada, porém, ainda não está garantida. No momento, ambos os lados discutem a possibilidade de uma redução salarial para que o jogador se adeque à política financeira adotada pelo clube para encarar a Série B do Campeonato Brasileiro.

Seis jogadores já saíram

Yago Pikachu rescindiu com o Vasco e assinou contrato com o Fortaleza por duas temporadas - Leonardo Moreira / FEC - Leonardo Moreira / FEC
Yago Pikachu rescindiu com o Vasco e assinou contrato com o Fortaleza por duas temporadas
Imagem: Leonardo Moreira / FEC

Até o momento, seis jogadores já deixaram o Vasco em definitivo ou por empréstimo. O lateral direito Yago Pikachu rescindiu e assinou por dois anos com o Fortaleza; o goleiro Fernando Miguel foi emprestado ao Atlético-GO; o volante Léo Gil foi para o Colo-Colo (CHI); o zagueiro Marcelo Alves e o atacante Ygor Catatau se transferiram para o Vitória; e o atacante colombiano Gustavo Torres teve seu contrato de empréstimo suspenso.

Vasco