Topo

Com Vinicius Silvestre, Palmeiras tenta resgatar tradição da Academia

Vinicius Silvestre está sendo titular no Palmeiras durante o Paulistão - Cesar Greco/ Ag. Palmeiras
Vinicius Silvestre está sendo titular no Palmeiras durante o Paulistão Imagem: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Gabriela Chabatura

Em colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 04h00Atualizada em 16/03/2021 10h19

Chegou a vez. Depois de 15 anos de clube, Vinicius Silvestre, enfim, tem a oportunidade de ter uma sequência como o goleiro do Palmeiras. Escolhido pela comissão técnica de Abel Ferreira para ser o titular no Campeonato Paulista, o goleiro de 26 anos começa a ser preparado para eventualmente substituir Weverton lá na frente. Cabe a ele resgatar a tradição da Academia de Goleiros.

Em sua história, o Palmeiras se orgulha por ter revelado grandes goleiros, como Oberdan Cattani, Valdir de Morais, Sérgio, Velloso, Marcos e, por último, Diego Cavalieri. Porém, com a aposentadoria do eterno camisa 12 e a insegurança e pressão enfrentada por atletas da base que vieram na sequência, o clube quebrou essa linha de produção. Recorreu, assim, ao mercado da bola para contratar quem julgasse à altura para a posição —nem sempre com o mesmo sucesso, é verdade. Se o atual titular e Fernando Prass viraram ídolos, o mesmo não pode ser dito sobre Vagner ou Aranha, enquanto Jailson tem muitos admiradores, mas se fixou basicamente como reserva.

Por outro lado, a vida dos pratas-da-casa foi ainda mais difícil nesta fase. Deola, Bruno e Fábio —todos formados no clube— foram avaliados em campo, mas as falhas cometidas por em momentos cruciais determinaram o fim da linha. Agora, Vinicius Silvestre tem a chance de resgatar os valores da respeitada "Academia de Goleiros".

Sergio, que trilhou um início semelhante, disse acreditar que o Paulistão será uma grande oportunidade do camisa 72 mostrar o seu valor e vingar como uma promessa.

"Ao meu ver, Vinicius já está dando resultado, possui grande potencial. É um goleiro que já está com um currículo, tem personalidade para substituir na hora que for preciso. Claro que respeitando sempre os mais velhos, ele vai conseguir ter seu espaço", afirmou o ex-goleiro ao UOL Esporte. "Eu também comecei sendo emprestado como ele e isso é bom porque ganha experiência. Ele retornou ao Palmeiras já com uma bagagem, tem bom porte, é alto. Então, o Paulistão vai ser ótimo para que ele possa ir carimbando o seu espaço como promessa."

No elenco atual alviverde, Vinicius, que esteve em campo nos três jogos do clube no Paulistão (sofreu dois gol), é quem tem mais tempo de casa. Ele chegou ao clube em 2006 e se destacou por defender pênaltis importantes na base. Integrou as seleções brasileiras de base e, no fim de 2013, foi promovido ao elenco profissional. A estreia, no entanto, demorou para acontecer e só ocorreu pela falta de opção - Prass se recuperava de lesão e Jailson estava suspenso.

Com poucas chances na equipe, o goleiro foi emprestado para a Ponte Preta e CRB com o intuito de adquirir mais experiência. Com uma nova rodagem, voltou ao Verdão na temporada 2020 para ser campeão e, quem sabe, ser lembrado na história alviverde. Amanhã (17), contra o São Bento, vai a campo novamente. A partida será realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG) por conta das restrições impostas pelo governo de São Paulo em decorrência da pandemia da Covid-19.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Palmeiras ainda não havia conquistado o título brasileiro de 2016 quando Vinicius Silvestre foi titular contra o Santos.