Topo

CBF faz rastreamento epidemiológico e controla até viagens de times em 2021

Confederação Brasileira de Futebol intensifica restrições para a prática do esporte - Fernando Moreno/AGIF
Confederação Brasileira de Futebol intensifica restrições para a prática do esporte Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 04h00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adaptou o seu protocolo contra o coronavírus em 2021. Dentre as modificações para a nova temporada, criou um rastreamento epidemiológico com o intuito de mapear até assentos de jogadores em viagens aéreas e terrestres para a disputa de partidas.

O UOL Esporte teve acesso ao relatório que a entidade compartilhou com federações regionais sobre resultados da temporada passada e mudanças para o novo ano. Dentre os detalhes do rastreamento epidemiológico, estão também questões referentes à hospedagem em hotéis e concentrações — relação de hóspedes fixos nos quartos preferencialmente individuais — e a relação de contatos próximos (familiares residentes na mesma casa).

A CBF faz ainda recomendações aos clubes e federações para que sejam utilizadas máscaras PFF-2 ou até duas máscaras (cirúrgica e tecido). A orientação é que haja kits de higiene obrigatórios em viagens (frasco de 100 ml de álcool em gel a 70%, lenço umedecido para higienização de estruturas de apoios) e kits de alimentos industrializados para consumo em viagens.

Em relação às testagens, haverá também aumento do rigor. O teste RT-PCR será feito em média 72 horas antes de cada partida para atletas e extensivo à comissão técnica no campo de jogo. A mesma avaliação deve ser realizada após 72 horas do retorno da delegação nas rodadas como visitante, se o intervalo para a partida seguinte exceder cinco dias. Ainda há a obrigação de notificação compulsória dos casos positivos à Comissão Médica Especial da CBF — obrigatória para análise de liberação do isolamento respiratório.