Topo

Morre Gilmar Fubá, ex-volante campeão mundial com o Corinthians

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 14h08

Morreu hoje (15) o ex-volante Gilmar Fubá, vítima de um mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea. Aos 45 anos, ele batalhava contra a doença desde que a descobriu já em estado avançado, em 2016.

O ex-jogador foi diagnosticado com câncer há cerca de cinco anos, quando fazia exames para tratar uma pneumonia. Na ocasião, ficou mais de um mês internado no Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele fez a última sessão de quimioterapia em junho de 2017 e comemorava ter vencido a doença, mas o problema voltou neste ano.

Nos últimos anos Gilmar Fubá trabalhou em uma equipe de captação de talentos para as categorias de base do Corinthians. Era uma espécie de observador de jovens promissores na capital e no interior de São Paulo.

Gilmar de Lima Nascimento cresceu no bairro de São Mateus, na Zona Leste da cidade de São Paulo, e surgiu para o futebol no terrão do Parque São Jorge. Estreou como profissional em 1996 e chegou a ser titular do Corinthians na temporada seguinte, mas passou a sofrer demais com lesões que lhe prejudicariam por toda a carreira.

O Corinthians lamentou a morte de Fubá em publicação nas redes sociais (veja abaixo). O ex-jogador foi caracterizado como "volante incansável e superquerido", duas das qualidades que mais marcaram os torcedores. Além do post, o clube também dedicou a Fubá uma nota de pesar no site oficial (veja no final deste texto).

Bicampeão brasileiro com o Corinthians entre 1998 e 99, Gilmar foi ao Mundial de Clubes de 2000 sem nem ter contrato vigente com o clube, mas foi útil: jogou a prorrogação da final contra o Vasco, sentiu alívio ao não ter que cobrar um dos pênaltis decisivos e foi campeão. Ao todo, ele fez 128 jogos pelo Alvinegro e foi campeão quatro vezes (Brasileiro-1998 e 99; Paulistão-99 e Mundial-2000).

Depois de deixar o Corinthians em 2001, Gilmar passou por Fluminense, Rio Branco-SP e Portuguesa-SP antes de ir jogar no exterior em 2004: primeiro no Schalke 04 (ALE), depois no Ulsan Hyundai (COR). Fubá voltou ao Brasil para jogar em times menores e se aposentou em 2011 no Santa Helena-GO.

Fubá foi quem marcou Edmundo na prorrogação da final do Mundial da Fifa de 2000 - Tom Shaw /Allsport/Getty Images - Tom Shaw /Allsport/Getty Images
Fubá foi quem marcou Edmundo na prorrogação da final do Mundial da Fifa de 2000
Imagem: Tom Shaw /Allsport/Getty Images

Nota de pesar do Corinthians:

O Sport Club Corinthians Paulista manifesta seu pesar pela precoce morte de Gilmar Fubá. Carismático ex-atleta corinthiano, ele faleceu nesta segunda-feira aos 45 anos, vítima de um câncer que o acometeu pela segunda vez. Muito querido por todos os ex-companheiros e pela Fiel Torcida, ele estava internado no hospital São Luiz, em São Paulo.

Gilmar de Lima Nascimento nasceu em 13 de agosto de 1975, na zona leste da capital paulista. Cria da base alvinegra, ele foi revelado para a equipe profissional em 1996. No Corinthians, conquistou seu primeiro título em 1997, no Campeonato Paulista. Depois, integrou a equipe campeã do Brasileirão em 1998, tendo disputado parte do primeiro jogo da final - ele sofreu uma lesão no joelho que o deixou afastado por um ano.

Gilmar Fubá, que ganhou esse nome por ter recebido mamadeira de fubá da mãe na infância por falta de leite, também foi parte do elenco que conquistou o Brasileiro em 1999 e o Mundial em 2000, ano em que deixou o clube. Ele realizou 131 partidas e anotou quatro gols com a camisa alvinegra. Depois, já como ex-atleta, trabalhou nas categorias de base do Timão. Além disso, integrava a equipe Máster, que realiza jogos de exibição pelo País.

O Corinthians se une aos parentes, amigos e fãs do atleta neste momento de muita dor pela perda precoce de Gilmar Fubá, que sem dúvida será lembrado pelo seu bom humor e pelos títulos conquistados no Timão. Sem dúvida, deixará saudades.