Topo

Tecnologia pioneira no Catar detecta "malandragem" de Xavi, que é advertido

Xavi fala em desejo de treinar Barcelona e pede respeito a Setién: "Seria um sonho" - GettyImages
Xavi fala em desejo de treinar Barcelona e pede respeito a Setién: "Seria um sonho" Imagem: GettyImages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/03/2021 11h34

Uma tecnologia pioneira na televisão Al Kass, do Catar, flagrou uma irregularidade cometida por Xavi, treinador do Al-Sadd durante a partida contra o Al-Wakrah, realizada na última quinta-feira, pela Q-League. O árbitro deu cartão amarelo para Xavi dentro de campo.

Na segunda etapa, enquanto o time que dirige vencia por 1 a 0, Xavi interceptou uma bola que foi em direção a ele após ela correr sobre a linha. Pensando que a bola saiu completamente, o treinador a pegou com as mãos, para posicionar o time para um lateral.

No entanto, a bola não havia saído completamente, o que rendeu um amarelo para o ex-jogador do Barcelona. Com uma tecnologia inédita, a TV do Catar traçou o caminho que a bola fez, para provar que ela não saiu completamente em nenhum momento.

Tecnologia de TV do Catar traça rota feita pela bola, identificando se ela saiu ou não de campo - Reprodução/Marca - Reprodução/Marca
Tecnologia de TV do Catar traça rota feita pela bola, identificando se ela saiu ou não de campo
Imagem: Reprodução/Marca

Esse tipo de tecnologia ainda não faz parte do protocolo do VAR, que somente verifica a saída ou não da bola pela linha lateral e pela linha de fundo em caso de revisão de gol.