Topo

FPF reconhece erro "claro e óbvio" ao não marcar pênalti para o São Paulo

Em colaboração para o UOL, em São Paulo

14/03/2021 17h04

Após muita reclamação do São Paulo, a FPF (Federação Paulista de Futebol) se pronunciou hoje (14) sobre o pênalti a favor do Tricolor na derrota por 2 a 1 contra o Novorizontino ontem (13), pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Em nota, a entidade reconheceu a falha da arbitragem ao não assinalar a infração, afirmou que "o equívoco no lance é claro e óbvio" e prometeu treinamento aos profissionais.

O lance que gerou muita discussão aconteceu já nos acréscimos quando o atacante Luciano foi lançado dentro da área e derrubado pelo goleiro Giovanni. A árbitra Edina Alves Batista deixou o jogo seguir, e a revisão do VAR confirmou a decisão dela em campo.

Também hoje, o São Paulo protestou formalmente à FPF sobre o lance. Em e-mail enviado para o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, a diretoria do clube do Morumbi alegou que o VAR deveria ter chamado a arbitragem para rever no monitor a jogada crucial da partida.

O técnico Hernán Crespo, em entrevista coletiva, falou sobre a jogada capital que poderia ter evitado a derrota do time do Morumbi no campeonato:

"Quanto ao pênalti, para mim, foi pênalti. A arbitragem e o VAR não entenderam assim, eu tenho uma opinião completamente diferente. Nós, do São Paulo, temos que ser maiores que uma decisão da arbitragem. Foi um erro, como houve contra o Botafogo-SP. Espero que o próximo erro seja a favor. Eu trato o que posso controlar. O árbitro teria que ir checar pessoalmente no VAR. Estamos falando de um pênalti no último minuto. Parece-me sem lógica que o Luciano tenha caído sem nenhum contato."

Confira na íntegra o posicionamento emitido pela FPF em seu site:

"Após análise do lance ocorrido na partida Novorizontino e São Paulo, neste sábado (13), a Comissão de Arbitragem identificou falhas de interpretação da arbitragem em campo e de procedimento do VAR. O equívoco no lance é claro e óbvio. As imagens deveriam ter sido revisadas imediatamente por meio da área de revisão em campo para correção da decisão. A partir desta segunda-feira, a Comissão de Arbitragem vai efetuar um forte treinamento com a equipe de arbitragem e de VAR da partida para que nenhum erro como este volte a acontecer."