Topo

Na contramão de SP, Alagoas decide manter competições estaduais e regionais

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) - Marcio Ferreira/Governo de Alagoas
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) Imagem: Marcio Ferreira/Governo de Alagoas

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

12/03/2021 11h27Atualizada em 12/03/2021 11h43

Na contramão de São Paulo e Ceará, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) confirmou nesta sexta-feira (12) durante coletiva à imprensa que as competições no estado, como Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil devem continuar sem interrupções.

A competição nacional e a regional são disputadas pelos clubes da capital, CSA e CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, enquanto o Murici, do interior do estado, disputa o Alagoano e a Copa do Brasil, em meio a um constante aumento no número de novos infectados todos os dias em Alagoas.

Vale ressaltar que o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na quinta-feira (11), confirmou 726 novos casos e outras 16 mortes de pacientes em decorrência da covid-19, em 24 horas no estado. Um dia antes, foram confirmados 530 casos, um aumento de 25% em 24 horas.

Atualmente, a capital, Maceió está com 84% da capacidade de internamento esgotada nas unidades de tratamento contra a doença. No interior, 80% dos leitos das UTIs já estão ocupados.

"Eu acho que o futebol tem um protocolo sanitário muito rígido e os jogadores a gente não vê grandes problemas entre eles. Eu acho que tem espaço para manter as competições, mas isso é uma avaliação permanente", explicou o gestor alagoano.

Ainda segundo o governador, pela Saúde de Alagoas ainda não ser considerada como em colapso, ainda existe espaço para conversar com a Federação Alagoana de Futebol e com os presidentes dos clubes sobre o assunto. "Sem público não vejo problema em continuar", pontuou.

São Paulo e Ceará suspendem competições

Na tarde de ontem, o governo de São Paulo decidiu pela paralisação do Campeonato Paulista e colocou em xeque a continuidade de outras competições regionais, incluindo a Copa do Nordeste, que acontece em meio a estados que apresentam mais de 80% da capacidade de UTIs dedicadas a pacientes com coronavírus ocupadas.

Não diferente de São Paulo, durante a tarde, o governador Camilo Santana (PT), do Ceará, vai publicar uma nova extensão do decreto de isolamento social suspendendo competições válidas pelo Campeonato Cearense em todo o estado. Copa do Nordeste e Copa do Brasil seguem seu curso normal, e o gestor espera uma decisão da CBF para decidir sobre a suspensão das competições.