Topo

Clubes paulistas dizem que vão acatar decisão do governo sobre paralisação

Santos e Corinthians se manifestaram sobre possível paralisação do Campeonato Paulista - Divulgação/Santos FC
Santos e Corinthians se manifestaram sobre possível paralisação do Campeonato Paulista Imagem: Divulgação/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 11h56Atualizada em 11/03/2021 13h19

Os clubes de São Paulo afirmaram nesta quinta-feira que vão acatar a decisão do governo sobre a paralisação dos jogos no Estado por duas semanas, entre 15 e 30 de março. A Federação Paulista de Futebol ainda estuda levar as partidas para outros locais.

O Santos anunciou que vai "seguir as determinações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da FPF (Federação Paulista de Futebol)" sobre a paralisação de campeonatos. Já o Corinthians declarou que só "não se opõe à decisão do Governo do Estado de São Paulo e acatará as determinações sem qualquer restrição".

O Palmeiras disse que ainda não foi comunicado hoje sobre a paralisação e segue a posição de ontem. "Não mudamos nosso foco: a saúde permanece sendo a prioridade do Palmeiras e a preocupação ainda aumentou. Acataremos prontamente o que os órgãos de saúde e as autoridades públicas recomendarem. Continuaremos agindo de forma responsável internamente."

São Paulo está na fase vermelha do Plano São Paulo, que é a mais restritiva do plano de controle da pandemia da covid-19. Na terça-feira (9), o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, recomendou a paralisação de eventos esportivos, inclusive partidas de futebol, na fase vermelha.

Ontem, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Paulo Menezes, disse que a recomendação entra em um estudo de novas medidas que podem ser tomadas.

Já em relação às competições nacionais organizadas pela CBF, o Governo Federal não estuda uma paralisação geral do futebol, e a CBF planeja endurecer e atualizar algumas das regras de prevenção contra covid-19 para as partidas que organiza.