Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Salah e Mané marcam, Liverpool vence Leipzig e avança na Champions

Mané e Salah comemoram o segundo gol do Liverpool contra o Red Bull Leipzig - BERNADETT SZABO/REUTERS
Mané e Salah comemoram o segundo gol do Liverpool contra o Red Bull Leipzig Imagem: BERNADETT SZABO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 18h54

O Liverpool venceu o Red Bull Leipzig por 2 a 0 na Puskás Arena com gols de Salah e Mané, e garantiu a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Destaque para os brasileiros Fabinho, eleito o melhor do jogo, e Alisson. Ambos tiveram boas participações e ajudaram o clube inglês a seguir para a próxima fase do torneio.

Com a vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida, o time de Klopp teve a primeira grande chance na partida. Salah enfiou a bola para Mané, mas o senegalês mandou por cima do gol.

O Leipzig precisava marcar, no mínimo dois gols, e ameaçou com Dani Olmo. O goleiro brasileiro Alisson cresceu para cima espanhol e evitou que os alemães abrissem o placar.

O goleiro do time alemão, Gulácsi, também mostrou a que veio aos 19 minutos. Alexander-Arnold cobrou escanteio pela direita, e Klosterman testou firme. O arqueiro húngaro voou para espalmar.

O Leipzig tomou a bola e pressionou nos minutos finais da primeira etapa, mas foi para os vestiários com o 0 a 0 no placar. Para o Liverpool, que tinha o regulamento embaixo do braço em razão do critério dos gols marcados fora de casa, estava de bom tamanho.

As alterações feitas pelo treinador Julian Nagelsmann tornaram o Leipzig mais ofensivo nos primeiros minutos do segundo tempo, mas o Liverpool voltou melhor dos vestiários. Aos 10 minutos, os ingleses perderam uma chance inacreditável. Mané lançou Diogo Jota nas costas de Mukiele, e chutou cara a cara com Gulacsi. O goleiro espalmou e, no rebote, Salah bateu por cima da trave vazia para sorte do húngaro.

O Leipzig também desperdiçou com Sorloth. Upamecano criou boa jogada pela esquerda com Hwang, que cruzou na medida. O atacante cabeceou no contrapé de Alisson, e carimbou o travessão.

Mesmo com uma atuação discreta, Salah contribuiu diretamente com o resultado. Aos 25 minutos, Mané tocou na frente para Diogo Jota, que acionou o egípcio. Ele levou para dentro e finalizou de canhota, sem chances para Gulácsi.

Mané acabou com as esperanças alemãs logo em seguida, ao receber de Origi na segunda trave. O senegalês só completou para as redes e aumentou a diferença.

Com 2 a 0 contra no placar, o Leipzig mantinha a posse de bola, mas não exibia nenhum poder de reação diante do atual campeão inglês, que confirmou a classificação.

Eliminado, o time volta suas atenções novamente para o Campeonato Alemão, onde ocupa a segunda colocação, dois pontos atrás do líder Bayern de Munique. O próximo adversário é o Eintracht Frankfurt, no domingo (14), às 11h30 (horário de Brasília).

Já o Liverpool, que se juntou a PSG, Borussia Dortmund e Porto na lista dos classificados para a próxima fase da Liga dos Campeões, pega o Wolverhampton, no Campeonato Inglês, segunda-feira (15), às 17h (horário de Brasília).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Liverpool é o atual campeão inglês, e não o atual campeão europeu. O erro foi corrigido.