Topo

Copa do Brasil - 2021

Jogo é suspenso por falta de luz e Sport é eliminado da Copa do Brasil

Juazeirense e Sport se enfrentam pela Copa do Brasil - Anderson Stevens/Twitter Sport
Juazeirense e Sport se enfrentam pela Copa do Brasil Imagem: Anderson Stevens/Twitter Sport

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 22h46

Teve quase tudo na partida entre Juazeirense x Sport pela primeira fase da Copa do Brasil. O time baiano vencia por 3 a 2 quando os refletores do estádio Adauto Moraes, em Juazeiro-BA, se apagaram. O jogo teria 11 minutos de acréscimos em razão das paralisações e restavam apenas seis até o apito final. Depois de mais de uma hora de cronômetro parado, o juiz encerrou a partida.

Após 25 minutos da primeira paralisação, o jogo foi retomado, mas os refletores se apagaram com um minuto de bola rolando. Depois de mais de uma hora de nova espera, árbitro e jogadores se reuniram no gramado para definir o fim da partida.

Antes disso, o Sport reclamou do sumiço das bolas nas cobranças de lateral, e o sistema de irrigação foi ligado ao menos duas vezes durante a partida - a primeira logo após o terceiro gol da Juazeirense. O jogo teve ainda a entrada de uma ambulância em campo para atender o jogador Dedé, que teve choque de cabeça.

Segundo o comentarista de arbitragem da transmissão do Premiere, Sandro Meira Ricci, a partida poderia ser encerrada após os 30 minutos de espera.

"Primeiro artigo 22 do Regulamento Geral de Competições, a partida interrompida após os 30 minutos do segundo tempo, pelos motivos citados no Artigo 19, e um deles é a falta de iluminação, serão consideradas encerradas prevalecendo o placar daquele momento, desde que nenhum dos clubes tenha responsabilidade pelo encerramento da partida", disse Ricci.

"Segundo o regulamento, se o clube que não deu causa estiver dependendo de saldo de gols para avançar, a situação será decidida pela Justiça Desportiva", completou o ex-árbitro.

O que diz o Sport

Augusto Caldas, diretor de futebol do Sport, desabafou na transmissão: "Estamos incrédulos com tudo que está acontecendo, depois que viraram o jogo, começaram a jogar água, irrigação, depois o choque e chamou a ambulância que entrou loucamente, depois começou a apagar de luz, uma coisa absurda, que não via há mais de 30, 40 anos, isso não é futebol, isso é uma apelação, como pode a Juazeirense fazer isso pra ganhar o jogo, eles são reincidentes, já fizeram isso contra o Vasco. Eu encontrei o goleiro deles, Rodrigo, e ele me pediu desculpas, disse que não compartilha com esse comportamento, que isso é coisa do diretor e do presidente do clube", disse.

O que diz o presidente da Juazeirense

O presidente da Juazeirense, Roberto Carlos, também concedeu entrevista ao Premiere e disse que autorizou o recomeço do jogo.

"Infelizmente o diretor do Sport disse uma inverdade, o estádio teve problemas de energia, contra o Vasco já teve, pedi aos técnicos da prefeitura para consertar, a informação é que um dos geradores deu entrada de ar e não conseguem resolver. Eu conversei com o goleiro e o treinador e disse para autorizar a dar a partida, com energia ou sem vamos ganhar do Sport, não adianta o Sport querer apelar, não tem apelação aqui", disse.