Topo

Atlético-MG

Do quase adeus ao recorde? Tardelli mira top 10 da artilharia no Atlético

Diego Tardelli vislumbra entrada em seleta lista de artilheiros da história do Galo - Pedro Souza/Atlético-MG
Diego Tardelli vislumbra entrada em seleta lista de artilheiros da história do Galo Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

10/03/2021 04h00

O atacante Diego Tardelli por pouco não se despediu do Atlético-MG. Uma conversa franca com a diretora nas últimas semanas abriu novas possibilidades para o jogador, que renovou o seu contrato pelo menos até maio de 2021, já que o antigo vínculo se encerraria em 28 de fevereiro. Daquele que quase foi um adeus em sua terceira passagem pelo clube, agora o jogador amplia sua visão para um importante feito: entrar no top 10 da artilharia histórica do Galo.

Titular em duas das três partidas do Atlético-MG no Campeonato Mineiro deste ano, Tardelli já balançou as redes duas vezes na competição — contra URT e Uberlândia — e soma atualmente 112 gols em 222 jogos com o uniforme preto e branco. Para entrar no seleto rol dos dez maiores artilheiros da história atleticana, o camisa 9 precisa fazer mais 16 gols. Dessa forma, igualaria a marca do atacante Nívio Gabrich, destaque a camisa alvinegra na década de 1940 e 50, e que fez 126 gols em 182 partidas.

"Essa possibilidade de entrar na história do clube entre os dez maiores artilheiros é uma motivação a mais. Para mim, vai ser muito importante esse feito. Se eu permanecer até o fim da temporada, já estou na história do clube, posso ficar entre os grandes goleadores. Vai ser um privilégio, uma honra muito grande, entrar nesta lista", frisou o atacante de 35 anos, que também pensa em se aposentar no Atlético-MG.

"Eu tenho essa vontade sim. Encerrar [a carreira no Atlético-MG] com torcida, mas ainda por um longo prazo, na Arena [MRV, futuro estádio do Galo] ainda por cima. Mas tenho um chãozinho ainda", disse Tardelli na última semana, em entrevista à rádio Globo Minas.

Dos 31 jogadores com mais gols pelo Galo, apenas Diego Tardelli está em atividade. Reinaldo, o "Rei", considerado por muitos como o maior jogador da história do Atlético-MG, ocupa o topo da lista dos artilheiros, com 255 jogos. Logo na sequência do top 10 aparecem Dadá Maravilha (211 gols), Mário de Castro (195), Guará (168), Lucas (152), Said (142), Guilherme (139), Ubaldo (135) e Marques (133), todos que antecedem ao já citado Nívio Gabrich.

Hoje, Tardelli ocupa a 15ª posição na lista de artilheiros do Atlético-MG. O atacante está distante seis gols do 14º colocado, Tomazinho, que jogou no Galo na década de 1950.

Primeiro gol foi no Cruzeiro

Há 4.435 dias, Diego Tardelli anotava o seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG. Em 17 de janeiro de 2009, quando era um jovem de 23 anos e chegou para reforçar o clube, o atacante balançou as redes do maior rival Cruzeiro no Torneio de Verão, campeonato amistoso disputado no Uruguai.

De lá para cá o jogador ganhou fama, se tornou ídolo dos torcedores e ficou marcado por gols importantes em cima da Raposa. Em três passagens pelo Galo, Tardelli já fez nove gols em clássicos.

Atlético-MG