Topo

CBF diz que futebol 'é seguro' e mantém torneios mesmo com auge da pandemia

Walter Feldman, secretário-geral da CBF: "o futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar" - Lucas Figueiredo/CBF
Walter Feldman, secretário-geral da CBF: 'o futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar' Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 11h51

O secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, afirmou que "o futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar". Ele defendeu a manutenção dos torneios organizados pela entidade. A declaração foi feita em transmissão online para divulgar um relatório da CBF sobre a efetividade do protocolo de segurança e combate ao coronavírus.

"A aplicação do protocolo sanitário, com a convicção ainda mais forte que nós já tínhamos no ponto de vista teórico, no mês agosto, quando retomamos, mas agora com convicção da sua aplicação na prática de que o futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar", disse Feldman.

A fala de Feldman vem um dia depois de o Brasil bater novo recorde de mortes causadas pela covid-19 em 24 horas. Foram 1.954 óbitos de acordo com os dados de ontem do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde. A média da última semana é de 1.572 vítimas da doença por dia.

"A manutenção do futebol brasileiro, na nossa avaliação, é a medida mais correta, e exatamente por isso estamos conversando diariamente com governadores, prefeitos, autoridades sanitárias, passando nossas informações, e vários deles, quase a totalidade, têm sido extremamente sensíveis a argumentações técnicas e os resultados desse relatório que estamos apresentando", acrescentou Feldman mais tarde.

Na divulgação do relatório, Clóvis Arns, infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou que "não houve contaminação dentro de campo" nos jogos organizados pela CBF.

"Retirando os atletas e árbitros que eventualmente tivessem sintomas e fazendo [teste] PCR em atletas e árbitros assintomáticos, nós conseguimos compartilhar o resultado de grande sucesso que não houve contaminação dentro de campo. Nenhum jogador foi infectado dentro das quatro linhas", declarou.

A CBF ainda divulgou medidas sobre testagem para os jogos da temporada 2021:

  • Teste RT-PCR em média 72 horas antes de cada partida para atletas e extensivo à comissão técnica no campo de jogo;
  • Teste RT-PCR após 72 horas do retorno da delegação nas rodadas como visitante, se o intervalo para a partida seguinte exceder 5 dias;
  • Notificação compulsória dos casos positivos à Comissão Médica Especial da CBF - obrigatória para análise de liberação do isolamento respiratório.

A entidade recomendou que os atletas, treinadores e demais profissionais envolvidos nas partidas usem máscaras PFF-2 ou duas máscaras (cirúrgica e tecido). Os clubes também deverão disponibilizar kits de higiene em viagens (frasco de 100ml de álcool em gel a 70%, lenço umedecido para higienização de estruturas de apoios). A CBF ainda recomenda a utilização preferencial de kits de alimentos industrializados para consumo em viagens.

Partidas da Copa do Brasil em estados que suspenderam o futebol

Depois da apresentação do relatório, Feldman foi questionado por jornalistas sobre como a CBF pretende lidar com as partidas da Copa do Brasil em estados que estão suspendendo jogos de futebol.

"Posição no futebol hoje, não apenas da CBF, das federações estaduais e dos clubes, é de que o calendário deve ser mantido como contribuição ao futebol, mas particularmente como contribuição ao combate à pandemia", disse.

"Partidas da Copa do Brasil evidentemente mantidas. Se por acaso houver algum estado onde não possam ser realizadas partidas, já há uma decisão do ano anterior, acertada com as federações e os clubes, que, onde não fosse possível a realização das partidas, elas seriam realocadas para outras cidades ou estados."

"Sente perto de uma delegação esportiva no avião"

Após a fala de Feldman, Jorge Roberto Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, exaltou a segurança de uma delegação de futebol pela quantidade de testes realizados por atletas e comissão técnica.

"Se você entrar em um avião e puder escolher onde sentar, sente perto de uma delegação esportiva de futebol, que tem garantia de inquéritos epidemiológicos respondidos, garantia de testagem frequente e o obedecimento dos protocolos. Vamos reforçar evitar aglomerações em conexões. Achamos que estamos muito seguros para realizar esse tipo de traslado desde que a gente siga os protocolos", afirmou.

Clóvis Arns manteve a mesma linha de raciocínio. "A partir do momento que atletas e delegação fizeram PCR e estão negativos e fazem medidas preventivas, você tem uma delegação absolutamente segura. Dentro do avião, será a mais segura. Eu pergunto: quantos dos outros passageiros fizeram PCR para viajar? Absolutamente ninguém", declarou.