Topo

OPINIÃO

Qual é o time da temporada: Flamengo ou Palmeiras? Blogueiros opinam

Palmeiras encerrou temporada 2020 com o título da Copa do Brasil sobre o Grêmio - Lucas Figueiredo/CBF
Palmeiras encerrou temporada 2020 com o título da Copa do Brasil sobre o Grêmio Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em Santos (SP)

08/03/2021 12h44

Resumo da notícia

  • Blogueiros do UOL Esporte dizem qual foi o melhor time da temporada 2020
  • Bruno Andrade: "Palmeiras foi o melhor com uma mãozinha de Luxemburgo"
  • Juca: "Dia 11 de abril, na Supercopa do Brasil, haverá um palpitante tira-teima"
  • Julio Gomes: "Palmeiras. Ganhou dois títulos, sendo um deles o mais cobiçado"
  • Milly Lacombe: "Para quem gosta do futebol de resultados, time é o Palmeiras"

A temporada 2020 chegou ao fim na noite de ontem (7), com mais um título do Palmeiras. Ao voltar a vencer o Grêmio no Allianz Parque, por 2 a 0, o Alviverde conquistou a Copa do Brasil e ampliou sua lista de títulos no período - o time de Abel Ferreira já tinha conquistado o Paulistão e a Copa Libertadores.

O Flamengo, por sua vez, fechou a temporada 2020 com o título brasileiro, além do Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. Vale lembrar que os times agora se enfrentam pela Supercopa do Brasil 2021, torneio que reúne o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil. O jogo único entre as equipes está previsto para 11 de abril.

Quem é o time da temporada: Flamengo ou Palmeiras? Fizemos esta pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas abaixo:

Palmeiras. Superando um calendário insano, venceu duas competições de peso, incluindo a mais importante de todas: a Libertadores, da qual o Flamengo foi eliminado ainda nas oitavas.
ALICIA KLEIN

Palmeiras. O peso da Libertadores é a diferença em relação ao Flamengo.
ANDRÉ ROCHA

Com uma mãozinha de Vanderlei Luxemburgo, que venceu o Paulistão e começou a forte aposta na base, o Palmeiras foi o melhor e, principalmente, o mais consistente time da temporada. Jogou bonito poucas vezes, é verdade, mas mostrou muita eficiência (defensiva e ofensiva) com a chegada de Abel Ferreira. Mesmo tendo que lidar com um calendário bizarro e alguns desfalques importantes, definiu um modelo de jogo equilibrado, com Weverton e Gustavo Gómez como principais referências, e teve especialmente o brilho de vários jovens de qualidade, como Danilo e Gabriel Menino. A participação no Mundial de Clubes foi frustrante, mas, honestamente, não consigo encarar como uma vergonhosa. O que vai ficar mesmo marcado na história é o Palmeiras campeão da Libertadores, batendo River Plate e Santos, e da Copa do Brasil, passando por cima de um Grêmio que conhece a competição como poucos.
BRUNO ANDRADE

O Palmeiras de 2020 foi muito melhor do que o Flamengo em resultados. Não há comparação. A análise fica ainda pior se comparar o potencial que o time carioca tem em relação ao paulista. Era para o Flamengo dominar o ano de cabo a rabo e não conseguiu.
DANILO LAVIERI

É o time que ganhou mais títulos, o Palmeiras. Dia 11 de abril, na Supercopa do Brasil, haverá um palpitante tira-teima.
JUCA KFOURI

O time da temporada é o Palmeiras. Ganhou dois títulos, sendo um deles o mais cobiçado. Nem há muito debate, creio.
JULIO GOMES

Palmeiras. A Libertadores pesa favoravelmente, principalmente por ter eliminado o River Plate, hoje o melhor time da América do Sul. O Flamengo engrenou na reta final de um Brasileiro marcado por altos e baixos causados pelo calendário afetado pela pandemia!
MARCEL RIZZO

Palmeiras, sem dúvida. Venceu a Libertadores e a Copa do Brasil. Para superar, o Flamengo teria de ter jogado muita bola no Brasileirão que conquistou. Não foi assim.
MENON

Para quem gosta do futebol de resultados, o time é o Palmeiras. Para que, como eu, gosta de um futebol que se propõe a atacar, que busca fazer o gol mais do que evita tomá-lo e que oferece um espetáculo emocionante e bonito para o torcedor, o time é o Flamengo.
MILLY LACOMBE

O Palmeiras é o time da temporada, apesar da vergonha de Doha, afinal ganhou quase tudo na América do Sul. O Flamengo ficou 'só' com o Brasileiro. E Abel Ferreira foi um novo milagre, o primeiro foi Jorge Jesus. Mas é bom frisar que só os dois deram certo nesta recente moda de contratar técnicos estrangeiros. Finalmente Portugal descobriu o futebol brasileiro.
MILTON NEVES

A briga é dura, mas vejo o Palmeiras como o time da temporada. Seu pacote de títulos é mais pesado do que o do Flamengo graças à conquista da Libertadores. O alto nível dos jogadores que vieram da base e a letalidade do contra-ataque palmeirense também pesam nessa escolha.
PERRONE

A decisão será na Supercopa de 2021.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Pelos resultados, Palmeiras. O Flamengo, no melhor momento, apresentou um futebol até melhor, mais bonito. Mas o Palmeiras foi regular durante a temporada toda e só não brigou pelo título do Brasileirão por conta do calendário apertado.
RODOLFO RODRIGUES

Palmeiras tem melhor resultado com dois títulos importantes, enquanto o Flamengo teve um. Nenhum dos dois times jogou um grande futebol na temporada. Tiveram alguns bons momentos seguidos de partidas fracas.
RODRIGO MATTOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL