Topo

Fluminense

Ailton pede melhora no Flu por clássico: 'Muito grande para essas derrotas'

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/03/2021 19h32

Após a segunda derrota seguida no Campeonato Carioca, o Fluminense ligou o sinal de alerta mesmo com o time formado por jovens. Comandante da "seleção de Xerém" montada para o Estadual e que até agora não venceu, o técnico Ailton pediu mudanças.

"Precisamos corrigir algumas coisas, que com certeza vamos ajustar para conseguir uma vitória no próximo jogo, que é um clássico, não tem favorito, e esperamos voltar a vencer. Espero que a gente tenha uma vitória muito rápido porque o Fluminense é muito grande para sofrer essas duas derrotas do jeito que foram", disse o treinador, em coletiva.

O treinador admitiu que os pontos farão falta no Estadual, mas que mais do que isso, a equipe não pode repetir a atuação que teve neste domingo (7), principalmente a do segundo tempo.

"São jogos que o Fluminense tem obrigação de ganhar. Fizemos dois jogos, um diferente do outro. Contra o Resende, o time jogou muito, mesmo com a derrota saímos satisfeito. Hoje começamos mal, sofremos um gol e depois organizamos a equipe, mas perdemos muitos gols. No segundo tempo foi muito ruim. Cedemos contra-ataques, tomamos um gol de cabeça, o segundo tempo é para apagar da história. Espero que a gente não repita", afirmou.

Ailton saiu em defesa de Ganso, que voltou a atuar após 81 dias reforçando o time de jovens. A postura do camisa 10 foi elogiada pelo técnico, que culpou a inexperiência pela falta de organização com o placar adverso.

"O Ganso é um craque. Tem um toque muito refinado. Não quis sair, pediu para ficar até o final mesmo perdendo o jogo de 3 a 0. A queda foi devido aos gols. Tomar um gol na volta do segundo tempo e logo depois sofrer mais um, fica difícil organizar, ainda mais com jovens, desentrosados. A experiência pesa. Por isso optei por colocar mais volantes depois. Fechamos os espaços, mas ficamos mais distantes dos gols. Quando estamos perdendo por um placar como esse temos que nos proteger para não tomar uma goleada", opinou.

O peso do resultado ruim não foi diminuído por Ailton em sua análise do que deu errado. Ainda assim, o técnico se disse confiante no planejamento e no desenvolvimento dos jovens jogadores.

"Estamos tentando segurar esses resultados e passando experiência para os meninos. Sem dúvida iniciar o planejamento e a execução ter duas derrotas é ruim. Eu persisto no que acredito, que a mescla é preponderante. O processo foi bem feito, infelizmente os percalços acontecem no meio do caminho, se a gente tivesse ganho o primeiro jogo, se não fossem os erros claros de arbitragem, hoje estaríamos falando coisas bem diferentes. A gente que é mais experiente não pode deixar cair. O Fluminense é gigante e com certeza vamos resolver isso para os próximos jogos".

Confira outras respostas de Ailton na coletiva:

Resultados atrapalham jovens?

É lógico que a gente fica muito triste. É um placar elástico. Mas é por isso que as vezes a gente não coloca os meninos de qualquer jeito. O trabalho é feito de maneira gradativa. Esse início deixa bem claro que temos que tomar cuidado. São jovens, a força é diferente, mas acho que temos continuar nesse caminho, passando tranquilidade para os meninos e também mostrar a pressão. É importante vivenciar isso quando jovens. Temos que tranquilizá-los porque eles tem muito potencial e vão nos ajudar bastante. É blindar, ter cautela ao lançar e tomar o máximo de cuidado e calma para organizar isso. O resultado nem sempre ajuda, mas serve para a gente se policiar para o jovem não sofrer tanto".

Ausência de técnicos de Xerém na comissão

Hoje tivemos o Cadu, que trabalhou com o sub-15 e o sub-20. Trabalhou com esses meninos, veio nos ajudar. ELe tem feito um trabalho muito bom, tem nos ajudado muito.

Gol perdido por Samuel

A gente procura trabalhar a finalização. O Samuel é um goleador, mas no momento alguma coisa atrapalhou. É um garoto que a gente vai continuar acreditando. O histórico dele é de artilheiro. Acontece de perder gols. O conselho é continuar acreditando nele mesmo. Nós acreditamos nele, a comissão, o grupo. É triste, mas amanhã vamos virar a chave, porque temos um clássico. Que a gente tenha diante do Flamengo uma vitória.

Final da Copa do Brasil

Tem que dar Palmeiras de qualquer maneira. Estamos aqui na torcida.

Fluminense