Topo

ANÁLISE

RMP: O São Paulo vai começar a estourar um jogador atrás do outro

Do UOL, em São Paulo

04/03/2021 04h00

Enquanto times como Palmeiras, Santos e Flamengo têm jogado os campeonatos estaduais sem a escalação de seus principais jogadores, o São Paulo comandado pelo técnico argentino Hernán Crespo disputou sua segunda partida no Campeonato Paulista com força máxima na goleada por 4 a 0 sobre a Inter de Limeira, primeira vitória do novo treinador, que havia estreado com um empate no domingo.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os os jornalistas Vinicius Mesquita, Renato Maurício Prado, José Trajano e Débora Miranda —, Renato critica a importância que o São Paulo está dando ao Paulistão, que na sua visão deveria ser uma competição de testes e uso de jogadores jovens, e alerta para o risco de lesões pelo fato de os titulares estarem emendando uma temporada na outra.

"Os estaduais têm que ser laboratórios mesmo, o São Paulo que entrou nessa agora de que virou Copa do Mundo, porque tem que ganhar, porque não ganha título. Olha, acho que o São Paulo vai pagar um preço caro por essa história aí de que virou Copa do Mundo. Porque eles acabaram o Brasileiro, depois de uma queda grande de rendimento, acabaram até ganhando do campeão, mas caíram bastante de rendimento e jogaram o campeonato fora, e estão jogando o estadual com todo time titular. Todo mundo, como se não tivesse parado", diz Renato.

"Vocês acham que isso não vai ter um preço na metade da temporada? Vai começar a estourar jogador do São Paulo um atrás do outro, uma maluquice essa história do Casares de que o estadual é Copa do Mundo para o São Paulo. Que besteira, estadual não é nada para ninguém, estadual é hoje em dia um torneio preparatório, ainda mais numa temporada como essa que simplesmente emendou na passada, não vai ter pré-temporada, não vai ter nada", completa.

O jornalista também ressalta a questão econômica dos clubes devido à pandemia do novo coronavírus e que mesmo times com condições financeiras melhores, como Flamengo e Palmeiras, também devem apostar nos jogadores da base para não terem a necessidade de contratar, o que acredita que o clube do Morumbi também deveria fazer.

"A garotada tem nesse momento uma oportunidade de ouro mesmo. Os times brasileiros, até mesmo Flamengo e Palmeiras, não estão assim com dinheiro sobrando para irem fazer grandes contratações, não estão mesmo, então tem que resolver de buscar a garotada, tem que dar as chances para a garotada e descobrir os seus próprios talentos", afirma Renato.

"Tem que buscar essa garotada aí, acho que o caminho é esse, não tem dúvida. Entender que o estadual é um laboratório, é um contrassenso, é uma insanidade você botar o seu time principal para continuar jogando como se nada tivesse acontecido, como se tivesse passado de um ano para o outro e tudo bem. Vão estourar", conclui.