PUBLICIDADE
Topo

Vasco

Vasco estreia no Carioca com sub-20, sem Cabo e ainda no aguardo do STJD

Técnico do sub-20, Diogo Siston (de cinza) comandará Vasco na estreia no Carioca com atletas de sua categoria - Rafael Ribeiro / Vasco
Técnico do sub-20, Diogo Siston (de cinza) comandará Vasco na estreia no Carioca com atletas de sua categoria Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2021 04h00

Classificação e Jogos

Uma semana após ser matematicamente rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Vasco já entra em campo hoje (3), às 21h, em São Januário, para enfrentar a Portuguesa (RJ) pela estreia no Campeonato Carioca. A equipe, porém, será composta — em sua grande maioria — por jogadores do sub-20 e ainda sem o comando do técnico Marcelo Cabo, apresentado ontem (2).

Embora já esteja fazendo todo o seu planejamento visando a disputa da Série B, o clube ainda aguarda uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre seu pedido de impugnação da derrota por 2 a 0 para o Internacional, na 36ª rodada da competição nacional, quando o primeiro gol colorado teve uma falha do VAR, que não conseguiu verificar um possível impedimento no lance.

O STJD já tem os vídeos e áudios da cabine do VAR, assim como as manifestações do Cruz-Maltino e do Inter, e em breve deverá se posicionar. Até o fechamento desta reportagem, porém, a situação não tinha novidades, segundo consulta do UOL Esporte ao departamento jurídico vascaíno.

Caso o órgão decida por acatar o pedido de anulação, o Vasco terá a chance de ainda permanecer na Série A e empurrar para a B o Fortaleza, mas as possibilidades de que isso aconteça, de fato, são pequenas.

Apenas 11 do elenco que disputou Brasileiro

Gabriel Pec, de 19 anos, foi destaque no título da Copa do Brasil sub-20 e retornou ao profissional do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Gabriel Pec, de 19 anos, foi destaque no título da Copa do Brasil sub-20 e retornou ao profissional do Vasco
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

A maioria dos jogadores que estará em campo hoje faz parte da equipe sub-20 campeã carioca, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil na temporada passada. Inclusive, a comissão técnica, comandada por Diogo Siston.

Apenas 11 atletas que disputaram o Brasileirão profissional iniciam o Estadual, todos também oriundos da base e com idades próximas. São eles: Lucão (goleiro), Alexander (goleiro), Cayo Tenório (lateral direito), Miranda (zagueiro), Ulisses (zagueiro), Caio Lopes (meio-campo), Juninho (meio-campo), Lucas Santos (meio-campo), Gabriel Pec (atacante), Vinícius (atacante) e Tiago Reis (atacante).

"Esse bom trabalho [na base] já vem de muito tempo. Começou em 2017, passou pelo Marquinhos Valadares [ex-treinador do sub-20] e, agora, o Siston está dando continuidade. Embora sejamos de gerações diferentes, nos conhecemos muito bem. É muito gratificante encontrar todos de novo aqui no profissional. Tenho certeza que vão representar bem o Vasco", declarou ao site oficial do Vasco o lateral direito Cayo Tenório, que subiu ao profissional na temporada passada.

Restante se reapresenta hoje

O restante do elenco profissional se reapresentará hoje (2), visando a estreia na Copa do Brasil, no próximo dia 10, contra a Caldense (MG), em jogo único, fora de casa, e com o Vasco tendo a vantagem do empate para avançar.

A reapresentação destes atletas foi antecipada justamente por conta do sorteio deste jogo, já que caso a data sorteada fosse dia 17, eles ganhariam mais alguns dias de folga.

Este grupo específico de jogadores, porém, não participará do jogo contra o Volta Redonda, sábado (6), pelo Carioca. Neste compromisso, o Cruz-Maltino será representado novamente pelos atletas que estão sob o comando de Diogo Siston.

'Barca irá zarpar' de São Januário

Embora tenham que se reapresentar hoje, muitos dos jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro 2020 não serão aproveitados para a próxima temporada. O diretor-executivo de futebol negocia acordo com atletas com contrato longo e deverá dispensar os emprestados que não estão nos planos.

Nomes experientes, como os de Leandro Castan, Werley e Fernando Miguel, poderão integrar a 'barca', assim como reforços que não renderam, casos de Gustavo Torres e Neto Borges.

Cabo quer Vasco forte já no Carioca

Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco e terá a missão de comandar a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco, mas ainda não comanda a equipe na estreia no Carioca hoje
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Embora tenha prezado pela paciência e tranquilidade para realizar o processo de reformulação do elenco, o novo técnico da equipe, Marcelo Cabo, quer ter um Vasco forte já no Campeonato Carioca.

"Quando a diretoria conversou comigo, me passou muita segurança de todo o planejamento. Claro que o Vasco sempre entra nas competições para vencer. O grande objetivo do Vasco na temporada é o acesso à Série A. Vamos tentar ser muito fortes no Carioca e na Copa do Brasil. Toda competição, independentemente da circunstância, o Vasco entra para ser vencedor. Claro que precisamos de paciência e tranquilidade. Futebol não pode ser feito em 15 dias. Temos uma reformulação a ser feita. Não temos 30 dias, não temos pré-temporada. Precisamos de tranquilidade e credibilidade para que possamos executar o trabalho e planejar", disse em sua apresentação.

Elenco terá um total de 20 jogadores do sub-20

Atacante MT durante clássico entre Vasco e Botafogo pelo Carioca sub-20: calendário caótico na categoria - Dikran Júnior/Divulgação - Dikran Júnior/Divulgação
Atacante MT é um dos destaques da equipe sub-20 que representará o Vasco na estreia no Carioca profissional
Imagem: Dikran Júnior/Divulgação

Além dos 11 jovens jogadores do profissional, o Vasco terá mais 20 jogadores do Sub-20. São eles: Cadu (goleiro), Fintelman (goleiro), Saulo (lateral direito), JP Galvão (lateral direito/meio-campo), Menezes (zagueiro), Yuri (zagueiro), Vitor (zagueiro), Rodrigo (meio-campo), Andrey (meio-campo), Weverton (meio-campo), Marcondes (meio-campo), Matías Galarza (meio-campo), Marlon Gomes (meio-campo), Guilherme Carneiro (meio-campo), Arthur (atacante), MT (atacante), Laranjeira (atacante), João Pedro (atacante), Figueiredo (atacante) e Marcos Dias (atacante).

Vasco