Topo

Paulista - 2021

"O futebol precisa parar". Blogueiros questionam manutenção do dérbi

Mancini tem uma série de desfalques para escalar o Corinthians contra o Palmeiras  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Mancini tem uma série de desfalques para escalar o Corinthians contra o Palmeiras Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Do UOL, em Santos (SP)

03/03/2021 11h50

Resumo da notícia

  • Blogueiros do UOL são unânimes ao questionar a manutenção do dérbi de hoje
  • Andrei Kampff: "Futebol não é mundo paralelo. Ainda somos reféns do vírus"
  • Danilo Lavieri: "Times fecham olhos e topam correr risco em troca do dinheiro"
  • Milton: "Poderiam ter definido ontem mesmo. Aliás é preciso parar o futebol"
  • Renato Maurício Prado: "Tenho sérias dúvidas se o futebol deveria continuar"
  • Rodrigo Coutinho: "É preciso fazer algo e o futebol é ferramenta fundamental"

Corinthians e Palmeiras têm clássico marcado para a noite de hoje (3), em Itaquera, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. O jogo segue confirmado em meio a um surto de coronavírus do lado alvinegro e ao pior momento da pandemia no Brasil, com o país convivendo com uma nova cepa do vírus, muito mais contagiosa.

Diante do atual cenário, perguntamos aos colunistas do UOL Esporte: O dérbi de hoje deve ser adiado? A resposta foi unânime. Veja o que eles responderam:

Deveria desde que o jogo de volta da final da Copa do Brasil foi marcado para dia 7. Agora, com o surto de Covid no Corinthians e a nova cepa do vírus, mais contagiosa, manter o clássico para hoje é uma irresponsabilidade completa. (Lembrando que fui contra a realização de Palmeiras x Flamengo em setembro e Goiás x Palmeiras em novembro. Questão de coerência).
ANDRÉ ROCHA

Sim. O futebol não é mundo paralelo. Ele precisa, acredite, respeitar as ordens sanitárias do poder público, ainda mais em momento tão grave como esse. Entendam, ainda somos reféns do vírus.
ANDREI KAMPFF

Não adiantaria adiar o jogo entre Corinthians e Palmeiras por conta da covid e continuar normalmente o restante do Paulista. Seria tapar o sol com a peneira. E o jogo do fim de semana? Continuaria? E o jogo do Red Bull, último adversário do Alvinegro? Seria mantido? Ao toparem continuar um campeonato no ápice do número de mortos do Brasil, com a nova cepa mais contagiosa e todos os problemas da pandemia, os times fecham os olhos para esse grave problema e topam correr esse risco em troca do dinheiro.
DANILO LAVIERI

Não deveria ter sido marcado para antes de o Palmeiras decidir a Copa do Brasil e não faz o menor sentido ter futebol, não apenas o Dérbi, neste momento de recrudescimento da pandemia no país.
JUCA KFOURI

Sim. Qualquer jogo com um dos clubes com surto de Covid deveria ser adiado, mas como vimos durante toda a temporada 2020 clubes e federações estão preocupados com os contratos comerciais e não com a saúde dos atletas.
MARCEL RIZZO

O jogo deveria ser adiado, sem dúvida. Por dois motivos: 1) o Palmeiras tem decisão domingo e o Derby está esvaziado 2) o Corinthians sofreu um surto de coronavírus e ninguém sabe se jogadores assintomáticos atuarão, o que causaria mais infecções a companheiros, adversários e arbitragem. O futebol precisa parar.
MENON

Obviamente que sim! Mas isso não deveria ser assunto para o dia do jogo, poderiam ter definido ontem mesmo. Aliás é preciso parar o futebol. Além da pandemia inicial da covid-19, veio a ameaça da segunda onda, e a pandemia com novas cepas e variantes tornou-se Oceano Atlântico, Pacífico, Indico, Mar Mediterrâneo e todos os rios e córregos do mundo.
MILTON NEVES

O jogo já deveria ter sido adiado por conta da proximidade com a segunda partida final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, mas a FPF sustenta que a mudança traria mais efeitos negativos para o próprio Palmeiras, que aumentaria sua sobrecarga de jogos. Agora, o adiamento deveria ocorrer não pelo número de corintianos infectados, mas para evitar riscos de transmissão do vírus. A FPF entende que, como quem entrar em campo terá testes com resultados negativos, não há riscos. Porém, o histórico da pandemia de covid-19 nos mostra que todo cuidado com o vírus é pouco.
PERRONE

Obviamente que sim! Aliás, tenho sérias dúvidas se o futebol deveria continuar em meio ao pior momento em que o país atravessa desde o início de tudo!
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, deveria ser cancelado. Com o país passando pelo pior momento da pandemia eu acho que é preciso pensar urgente em uma nova parada do futebol.
RODOLFO RODRIGUES

Com certeza! Não só pelos casos atuais do Corinthians, mas pelo contexto de casos que só cresce em todo país. É preciso fazer algo e o futebol é ferramenta fundamental nisso.
RODRIGO COUTINHO

O dérbi Corinthians e Palmeiras não deveria ter sido marcado para esta data para evitar prejuízo ao Palmeiras que disputa a Copa do Brasil. O próprio Paulista não deveria ser do tamanho do que foi diante da pandemia de coronavírus. Marcado, a medida mais sensata seria o adiamento diante do surto do Corinthians. Mas não há previsão no regulamento de competições da FPF que estabelece o WO para estes casos. Então, isso seria rasgar as regras. A cartolagem coloca o futebol neste tipo de situação.
RODRIGO MATTOS