Topo

Tite exalta evolução de Neymar e compara jogador a 'arco e flecha'

Neymar recebeu elogios do técnico Tite - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar recebeu elogios do técnico Tite Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

02/03/2021 11h30

O técnico da seleção brasileira, Tite, exaltou a evolução de Neymar como jogador de futebol nos últimos anos. O treinador fez uma comparação com "arco e flecha" ao falar das características do atacante.

"O Neymar amadureceu muito. Antes, quando ele estava no Barcelona e nos meus primeiros dias na seleção, ele era um jogador que ia para a ala, fazia gols, tinha ritmo, driblava, fazia jogadas individuais. Agora, ele expandiu a área em que atua e, além de artilheiro, cria jogadas para os outros", disse Tite em entrevista ao site da Fifa.

"Ele agora é o que chamamos de 'arco e flecha'. Ele pode configurar e terminar as coisas. Ele aumentou seu arsenal", afirmou.

Na mesma entrevista, Tite falou sobre outro jogador da seleção, Philippe Coutinho. O meia é um dos principais nomes da equipe comandada pelo ex-treinador do Corinthians.

"Desde que assumi, a seleção passou por fases. A fase mais memorável foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Foi a melhor versão da seleção. Criamos muitas chances, marcamos muitos gols, sofremos poucos, fomos consistentes. E tocamos de uma maneira muito bonita", começou.

"O Coutinho, nessas eliminatórias, era o que chamo de 'flutuador externo'. Primeiro, ele estava na direita, dada a liberdade de criar. Depois, quando o Renato [Augusto] se lesionou, ele jogou no centro numa função um pouco parecida com a que jogou no Liverpool. Ele também era bom lá. Ele passou por altos e baixos, mas é um grande jogador e está em ótima forma", acrescentou.