Topo

Grêmio e Renato avançam em renovação, e técnico já pensa em reforços

Silvio Avila - Pool/Getty Images
Imagem: Silvio Avila - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2021 12h00

Grêmio e Renato Portaluppi avançaram nas conversas para renovação de contrato até dezembro. Mesmo em meio às finais da Copa do Brasil, o futuro do treinador foi assunto interno e nos bastidores existe otimismo na conclusão das tratativas nos próximos dias. Publicamente, clube e técnico desconversam. As duas partes, no entanto, já trabalham com uma lista de reforços para a temporada. O próprio Renato citou a busca por nomes.

A permanência de Renato tem dividido o noticiário do Grêmio em dois. De um lado, a final da Copa do Brasil com o Palmeiras. De outro, o futuro do treinador.

Na terça-feira da semana passada, Renato Gaúcho se reuniu com Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, e Carlos Amodeo, CEO do clube gaúcho, no CT do clube.

"Eu nem comento isso. O único comentário que vou fazer é que troco ideias com o presidente do clube", disse Renato ao ser perguntado sobre a decisão de ficar ou não no Grêmio. "Essa semana pessoal afirmou 100% que eu tinha acertado com o Atlético-MG. As pessoas acordam, estão com problemas, pegam o canhão, que é o microfone, e falam. Não vejo ninguém pedir desculpa, dizer que errou. O cara vai lá, afirma e nem sabe o que está falando. Eu até queria responder essa pergunta, mas agora o mais importante de tudo é o título da Copa do Brasil. O contrato, a renovação, não é o mais importante. Até entendo a tua pergunta, uns afirmam que eu já acertei com o Atlético. Ninguém pede desculpa por dar uma notícia dessa. Esse papo eu vou ter com o presidente mais à frente", completou.

Mais adiante, na mesma entrevista coletiva pós-jogo com Palmeiras, pela decisão da Copa do Brasil, o próprio Renato Portaluppi avançou sobre o futuro. Foi quando falou sobre o time criar chances ou não nos jogos recentes.

"O Grêmio cria, cria bastante. Nós temos um problema, já falei ao presidente. Por isso, nessa troca de ideias? A gente precisa buscar jogadores que sabem fazer gols. O problema do Grêmio é que temos pouquíssimos jogadores que sabem fazer gols. E no futebol é fundamental ter jogadores que sabem fazer gol. Fundamental. Nem vou dar exemplos, vão dizer que não investimos. O Grêmio sempre criou e cria. A gente não pode ter um ou dois que sabem fazer gols, mas é uma tecla que estou tocando com o presidente. Precisamos ter jogadores que sabem fazer gols. Para ser mortal é preciso ter jogadores que sabem fazer gols. E é por isso que se tiver de contratar, tem que contratar jogadores que próximo da área ou dentro da área saibam fazer gols. Nós temos poucos e esses poucos precisam aumentar para a gente aproveitar melhor nossas oportunidades", comentou.

O Grêmio acelerou as conversas com Renato por conta do calendário. A ideia inicial das partes era tratar da renovação somente depois da segunda partida com o Palmeiras, mas não deu. Caso o time gaúcho não vença a Copa do Brasil, terá de jogar a fase preliminar da Copa Libertadores na semana seguinte ao jogo no Allianz Parque.