Topo

Paulista - 2021

Santos empata com Santo André em estreia agitada com Holan na plateia

Gabriel Pirani, do Santos, na partida contra o Santo André - Ettore Chiereguini/AGIF
Gabriel Pirani, do Santos, na partida contra o Santo André Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/02/2021 20h55

Santo André e Santos empataram por 2 a 2 na estreia das duas equipes no Campeonato Paulista em 2021, na noite de hoje (28). Com novo técnico Ariel Holan acompanhando a partida desta noite no Canindé, Jean Mota e o garoto Gabriel Pirani fizeram os gols do Santos no jogo. Vitinho e Ramon balançaram as redes do lado do Santo André.

Com o resultado, ambas as equipes somaram o primeiro ponto na disputa do regional nesta temporada. O time do ABC Paulista divide a ponta do Grupo A com Corinthians, e Botafogo-SP, todos eles com um ponto, enquanto a equipe da Baixada está no Grupo D, que tem o Mirassol na liderança.

Agora, Santo André e Santos voltam a entrar em campo pelo Paulistão no meio de semana. O Peixe recebe a Ferroviária na Vila Belmiro na próxima quarta-feira, e o Santo André visita a Ponte Preta em Campinas na quinta-feira.

Convidado ilustre

Novo treinador do Santos, Ariel Holan, acompanhou a partida das arquibancadas do Canindé, um dia depois de sua chegada ao Brasil. O argentino viu um Santos, dirigido interinamente por Marcelo Fernandes, composto em boa parte por garotos formados na base e observou quem pode compor o elenco santista nesta temporada. Holan está previsto para estrear como comandante da equipe santista no clássico diante do São Paulo, pela terceira rodada.

Jogo começa movimentado

A partida entre Santo André e Santos iniciou em um ótimo ritmo mesmo com o Peixe indo a campo com uma equipe alternativa, dando descanso aos protagonistas do vice-campeonato da Libertadores. Logo aos dois minutos, a equipe do ABC paulista abriu o placar com gol de ,Vitinho após cobrança de escanteio. Dando indícios que a partida seria animada, o Santos empatou logo dois minutos depois. Jean Mota, que hoje atuou como um falso nove, fez o primeiro gol do Peixe na partida após boa jogada do garoto Kevin Malthus.

Com as duas equipes buscando o ataque, espaços para avançar com a bola sobraram para os dois lados, fazendo com que ambos os times tivessem a chance de marcar o segundo gol. Após roubada de bola e ótima troca de passes no meio campo, Vinicius Balieiro deu uma ótima assistência para Gabriel Pirani completar e fazer o primeiro gol dele como profissional do Santos, virando o jogo para a equipe visitante.

Ritmo cai no fim da primeira tapa

Depois de uma boa parte de jogo bem movimentada, as duas equipes parecem ter sentido a parte física e o ritmo diminuiu bastante nos últimos minutos do primeiro tempo. Os erros de passe começaram a aparecer, e o confronto desacelerou bastante.

Santo André muda, melhora e chega ao empate

O técnico do Santo André, Paulo Roberto Santos, promoveu duas mudanças na equipe no intervalo. Assim como foi no primeiro tempo, o time do ABC chegou ao gol com rapidez. Aos cinco minutos, Marino concluiu com classe por cima do goleiro Vladimir e o atacante Ramon apareceu para completar para o gol em cima da linha, empatando o jogo.

Partida permanece aberta e bem disputada

Com o empate, o jogo continuou aberto e com Santos e Santo André buscando o jogo e a vitória. O Santos valorizou a posse de bola, os passes rápidos e a boa dinâmica entre seus atacantes, que têm muita qualidade com a bola nos pés. Do lado do time do ABC, o grande trunfo foi o meio de campo bem combativo e a velocidade nas pontas, abrindo o campo e dando espaço para os atacantes de lado jogarem.

Apesar dos esforços, a partida terminou em um empate por 2 a 2 após 90 minutos bem jogados

Meninos da Vila vão bem em primeiro teste

Zagueiro da seleção brasileira sub-17, Kaiky fez uma boa partida de estreia. Na frente, Kevin Malthus deu ritmo ao meio de campo e deu uma ótima assistência para o gol de Jean Mota. Já Gabriel Pirani, atuando pela segunda vez pelo profissional, marcou um bonito gol em jogada bem trabalhada.

Arthur Gomes destoa e não aparece bem

Um dos "veteranos" em campo, Arthur Gomes esteve abaixo na noite de hoje. Apagado, não apareceu em grandes chances e pouco fez dentro de campo. Foi substituído no segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 2 X 2 SANTOS

Data e hora: 28/02/2021 (domingo), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Bruno Silva de Jesus, ambos de SP
VAR: Flavio Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Léo Costa (Santo André); Kelvin Malthus, Santos (Santos)

Gol: Vitinho, do Santo André, aos 2' do 1º tempo (1-0); Jean Mota, do Santos, aos 4' do 1º tempo (1-1); Gabriel Pirani, aos 24' do 1º tempo (1-2); Ramon, do Santo André, aos 5' do 2º tempo (2-2)

SANTO ANDRÉ: Fernando Henrique, Marcos Martins, Willian Goiano, Rodrigo, Fraga (Léo Costa), Giovanni Palmieri; Vitinho (Rone), Marino (Paulo Roberto); Ramon (Tiago Marques_, Gegê (Rafael Vinicius) e Minho. Técnico: Paulo Roberto Santos.

SANTOS: Vladimir, Sandro, Kaiky (Robson), Alex Nascimento, Wagner Palha; Vinicius Balieiro, Kelvin Malthus (Tailson), Gabriel Pirani (Ivonei); Arthur Gomes (Allanzinho), Jean Mota (Bruno Marques) e Ângelo. Técnico (interino): Marcelo Fernandes.