Topo

São Paulo

FPF assume que VAR não conseguiu verificar gol do Botafogo contra São Paulo

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

28/02/2021 23h02

No início do segundo tempo do empate entre São Paulo e Botafogo-SP, o zagueiro Fabão, da equipe do interior, esticou uma bola para frente, Marlon disparou nas costas de Léo e cruzou para Dudu abrir o placar em cima do Tricolor dentro do Morumbi, na estreia de ambos no Campeonato Paulista. A posição de Marlon no lançamento era duvidosa, mas o VAR não foi capaz de verificar se havia impedimento.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte por pessoas ligadas à Federação Paulista de Futebol (FPF). A reportagem ouviu que o VAR verificou todas as imagens disponibilizadas pela transmissão do jogo, mas nenhuma delas possibilitou identificar a posição para saber se o atacante do Botafogo estava ou não impedido.

A falha, ainda segundo ouviu o UOL, seria da própria transmissão do jogo, que não disponibilizou imagens suficientemente claras do lance para que o VAR pudesse definir se houve ou não impedimento. A comentarista de arbitragem da transmissão do Premiere, Nadine Bastos, alertou sobre a falta da imagem logo após o gol ser marcado.

Sem conseguir checar o lance, o árbitro de vídeo, Raphael Claus, manteve a marcação de campo — gol legal. A partida demorou bastante para ser reiniciada e o árbitro principal, Salim Fende Chavez, chegou a apontar o centro do gramado confirmando o gol e, depois, voltou a pedir para esperar, mas acabou confirmando o gol.

O São Paulo ainda reclamou bastante do gol anulado já perto do fim do jogo que daria a vitória ao Tricolor. O VAR flagrou impedimento de Daniel Alves no início da jogada que resultou no gol de Pablo.

São Paulo