Topo

Clube de Miranda no futebol chinês anuncia suspensão das atividades

Jiangsu FC procura novos donos; empresa que comprou o clube em 2015 também controla a Inter de Milão - STF/AFP
Jiangsu FC procura novos donos; empresa que comprou o clube em 2015 também controla a Inter de Milão Imagem: STF/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/02/2021 11h23

O conglomerado chinês Suning anunciou hoje a suspensão por período indeterminado das atividades do Jiangsu FC, atual campeão da liga local. Fundado em 1958 e profissionalizado em 1994, o time pertence à companhia desde 2015.

A decisão afeta tanto o time masculino — no qual joga o zagueiro brasileiro Miranda — quanto o time feminino. Segundo o jornal South China Morning Post, a Suning passa por grave crise financeira e procura por novos proprietários para o clube.

Em nota, a Suning informou que a decisão foi tomada com base em "vários elementos incontroláveis", que inviabilizam neste momento as presenças nos torneios da próxima temporada — principalmente a liga chinesa e a Liga dos Campeões asiática.

"Temos que anunciar, com pesar, que o Jiangsu cessará as operações do clube em todos os níveis enquanto continua a procurar partes interessadas no futuro desenvolvimento do clube", declarou o clube em nota.

O anúncio gerou preocupação na Europa, especialmente na Itália, uma vez que a Suning é acionista majoritária da Inter de Milão. No entanto, durante a última semana, o conglomerado informou que continuará a apoiar o clube, embora busque novos parceiros.