Topo

Atlético-MG

Ainda sem técnico, Atlético-MG terá time Frankenstein no início do Mineiro

Diretoria do Galo dará descanso aos titulares enquanto outros jogadores ficarão à disposição para o Mineiro - Pedro Souza/Atlético-MG
Diretoria do Galo dará descanso aos titulares enquanto outros jogadores ficarão à disposição para o Mineiro Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2021 11h00

O fato de o calendário do ano passado ter invadido 2021 por causa da pandemia da covid-19 fez com que os times da Série A tenham dificuldades com o planejamento desta pré-temporada — se é que podemos chamar de pré-temporada. Pegue o Atlético-MG, por exemplo: o primeiro jogo da equipe no Campeonato Mineiro acontecerá menos de três dias após o último compromisso pelo Brasileirão.

Por causa disso, o departamento de futebol alvinegro programou alguns dias de férias [até 8 de março] para os atletas que mais atuaram na equipe principal durante 2020/2021 e vai usar um "time Frankestein" — todo modificado em relação ao considerado titular — no início do Estadual, já para a partida de amanhã (27), contra a URT, no Mineirão, às 18h15, pela primeira rodada.

Ainda sem técnico já que o substituto de Sampaoliacertou com o Olympique de Marselha (FRA) — não foi contratado [Renato Gaúcho, com contrato no fim no Grêmio é o preferido], o Galo começará com um treinador interino, Lucas Gonçalves, diversos atletas da base vencedores do Brasileirão Sub-20, e com outros que faziam parte do time de sparring do argentino.

Algumas peças que foram reservas ou contratados no segundo semestre do ano passado para o time principal serão aproveitados neste primeiro momento. São eles: o goleiro Rafael, os zagueiros Gabriel e Igor Rabello, o lateral direito Mariano e o meia argentino Matías Zaracho.

O goleiro Victor e o atacante Diego Tardelli, que têm contrato terminando no dia 28 de fevereiro, serão relacionados para a partida contra o time de Patos de Minas. O "Santo atleticano", que cerca de oito anos foi titular da meta alvinegra, encerrará sua passagem como jogador do clube. Já a situação de Tardelli ainda não está 100% definida. O artilheiro também deixaria o clube após o jogo de amanhã, mas ainda há uma ponta de esperança para que ele continue pelo menos até o fim do Campeonato Mineiro. Tudo deve ser definido nos próximos dias.

Em relação aos outros atletas, 14 estarão de folga, como o goleiro Everson, os zagueiros Réver e Junior Alonso, os laterais Guga e Guilherme Arana, os volantes Jair, Alan Franco, Allan, os meias Nathan e Hyoran, os atacantes Savarino, Keno, Sasha e Eduardo Vargas. Entretanto, o chileno deve retornar aos trabalhos no dia 4 de março, quatro dias antes dos demais.

Dentre os jovens que serão aproveitados estão o artilheiro do Campeonato Brasileiro sub-20, Guilherme Santos, que marcou 13 gols, o atacante Giovanni e o meia Echaporã, destaques também com nove e quatro gols, respectivamente, no torneio nacional.

Reforços

Dos três reforços atleticanos para a temporada somente o lateral esquerdo Dodô teve sua situação regularizada e seu nome consta no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O atacante e astro internacional Hulk, e a estrela argentina Nacho Fernández, dependem da abertura da janela de transferências internacionais para serem inscritos.

A dupla, Hulk e Nacho, estará à disposição para os treinos na Cidade do Galo.

Atlético-MG