Topo

ANÁLISE

RMP: "Rogério Ceni continua a ser um desastre nas substituições"

Do UOL, em São Paulo

26/02/2021 12h00

Criticado por parte dos torcedores em alguns momentos da campanha, Rogério Ceni conquistou o maior título da carreira ao vencer o Brasileirão com o Flamengo, se tornando também o oitavo campeão nacional como jogador e técnico. Com Jorge Jesus pressionado e com o cargo em risco no Benfica, uma discussão é como fica a situação do atual treinador rubro-negro, que teve na última semana o apoio declarado do vice-presidente de futebol Marcos Braz.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Vinícius Mesquita, Renato Maurício Prado, Alicia Klein e José Trajano —, Renato afirma que o título brasileiro dá fôlego a Rogério Ceni para permanecer e avalia os méritos na campanha do título, incluindo o 38º jogo, na derrota para o São Paulo. Apesar de ver méritos em algumas apostas, como Willian Arão de zagueiro e Diego como volante, o jornalista critica as substituições do treinador.

"Eu acho que ele vai continuar. Foi campeão e ninguém vai demitir o técnico campeão. Mas o que eu acho é o seguinte: sim, ele tem alguns méritos, falando sério, o principal, a ideia que ele teve de recuar o Willian Arão e botar o Diego no meio-campo. Isso deu uma melhorada na saída de bola do Flamengo", afirma Renato.

"Acho que o Rogério Ceni teve uma boa sacada ali, mas o Rogério Ceni continua a ser um desastre nas substituições, é impressionante como ele substitui mal, como ele é incapaz de ler bem o jogo. E coisas óbvias, o Flamengo precisava vencer, ele não precisava mais trocar o volante, tirava o Diego e botasse o Vitinho, tira o Isla e mete o Michael, era para ir para a frente, tanto fazia perder ali de 2 a 1, de 3 a 1, de 4 a 1, ele tinha que tentar vencer e ele não consegue, ele é muito bitolado, muito obcecado com defesa, não pode, isso não é o Flamengo", completa.

Embora acredite na sequência do trabalho de Rogério Ceni no clube da Gávea, o colunista do UOL afirma que ele deve permanecer com a sombra de Jorge Jesus e pode ter dificuldades no futuro.

"Eu acho, claro, que ele vai continuar por ter sido campeão brasileiro, mas ele ainda vai ter muita dificuldade no Flamengo, e a sombra do Jorge Jesus estará sempre ali pairando o Ninho do Urubu, isso aí não resta a menor dúvida", afirma Renato.

"Hugo cometeu falhas bisonhas no Morumbi"

Renato Maurício Prado também avalia a atuação do goleiro Hugo Souza na partida contra o São Paulo. Apesar de reconhecer a qualidade e o potencial do jovem atleta, ele ressalta que houve falhas do jogador nos dois gols marcados pelo time do Morumbi.

"O Hugo é uma grande promessa, que é um garoto com muito potencial, mas foi muito mal hoje [ontem]. Ele falhou bisonhamente nos dois gols do São Paulo. No gol de falta, ele armou mal a barreira e se colocou mal. Quando o Luciano e o Daniel ameaçaram bater, ele deu um passo em direção ao canto que estava coberto pela barreira e abriu o próprio canto. E aí já diz qualquer goleiro, até de pelada, diz o seguinte: goleiro tomar gol no próprio canto de falta é inadmissível, e foi o que ele tomou. Depois, no segundo gol, ele fez aquela lambança", conclui.