Topo

Palmeiras

Palmeiras: Gramado do Allianz é aprovado novamente pela Fifa após teste

Gramado do Allianz Parque passa por avaliação de laboratório credenciado pela Fifa - Divulgação
Gramado do Allianz Parque passa por avaliação de laboratório credenciado pela Fifa Imagem: Divulgação

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

25/02/2021 20h06

O gramado sintético do Allianz Parque foi novamente aprovado na tarde de hoje (25) pela Fifa para receber jogos profissionais de nível internacional. Um laboratório credenciado pela entidade foi ao local e realizou novos testes no piso do estádio do Palmeiras.

Esta é a segunda avaliação da Fifa, que anualmente vai ao Allianz para checar se o gramado sintético se mantém com os parâmetros de qualidade definidos pela própria organização. O certificado atual venceria no começo de março, e a Soccer Grass, empresa responsável pelo piso, antecipou a ida ao local.

"O teste tem validade de 12 meses. Fizemos uma força-tarefa para trazer o laboratório aqui agora, pois nosso atestado vence em março, e o Palmeiras já estava pedindo os documentos para enviar à Conmebol. É tudo bem criterioso", explica Alessandro Oliveira, diretor-executivo da Soccer Grass, ao UOL Esporte.

Entre os parâmetros avaliados estão: o quique e rolagem da bola no campo, a tração e rotação das chuteiras no piso, além da drenagem e a planicidade do gramado. Mesmo com os eventos que aconteceram na arena, como shows, o piso se manteve sem desnível.

"Sempre um ano depois dos testes presenciais eles voltam para fazer a validação do laboratório credenciado da Fifa, para comprovar que todos os parâmetros estão iguais aos do início. Em gramado natural não há um teste assim. E só recebemos o 'ok' se estiver dentro dos padrões", completou.

Palmeiras