Topo

Grêmio: seis promessas para ficar de olho na despedida do Brasileirão

Meia-atacante Pedro Lucas renovou, em novembro, contrato com o Grêmio até o final de 2024 - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Meia-atacante Pedro Lucas renovou, em novembro, contrato com o Grêmio até o final de 2024 Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2021 04h00

A última rodada do Campeonato Brasileiro vai servir como teste para o Grêmio. Mesmo que ainda tenha chance de subir na tabela, e até garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, o clube preferiu mandar jovens e reservas para encarar o Red Bull Bragantino. O jogo em Bragança Paulista, às 21h30 (de Brasília), é uma chance de ver promessas das categorias de base.

Renato Portaluppi e os principais jogadores do Tricolor gaúcho sequer viajaram ao interior paulista. Jovens do time de transição foram chamados para compor a delegação, que reúne 20 atletas.

A escalação a ser usada pode ter até três jogadores da base a serem observados: Brenno, Ruan e Darlan. No banco, nomes como Fernando Henrique, Pedro Lucas e Jhonata Varela.

Dos candidatos a começar a partida, o jovem goleiro Brenno é o que teve menos espaço na atual temporada. Ele disputa vaga com Julio César, ex-Fluminense, e que não deve ter contrato renovado. O jogo é boa oportunidade para somar pontos de olho no Gauchão.

Ruan, que foi sondado por clubes europeus ao longo de 2020, é visto como uma grande promessa da base do Grêmio. O zagueiro é elogiado pela velocidade, mas ainda não conseguiu superar Rodrigues, Paulo Miranda e David Braz na hierarquia interna.

Darlan e Ferreira podem ser citados ao mesmo tempo. Os dois apareceram no time em algum momento, ao longo do Brasileirão, mas atualmente estão longe da equipe considerada ideal. O volante já chegou a ter sequência, enquanto o meia-atacante ainda não ganhou oportunidades.

A maior curiosidade, entretanto, está no banco. Entre os suplentes do Grêmio estarão jovens que são citados como grandes promessas.

O volante Fernando Henrique é um deles. Elogiado pela técnica e visão de jogo, foi apontado como futuro da dinastia de volantes dinâmicos formados no clube.

Pedro Lucas é meia-atacante, campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira, e que viralizou nas redes sociais por fazer teste no Real Madrid, por indicação de Ronaldo Fenômeno. No Grêmio, é tido como uma joia que ainda precisa ganhar mais massa muscular.

Por fim, aparece Jhonata Varela. O volante, que já atuou até como lateral esquerdo, chegou a ser emprestado para ganhar rodagem e voltou. Também é elogiado pela visão de jogo e dinamismo. Porém está um pouco mais abaixo de Fernando Henrique e Victor Bobsin.

Para a partida desta noite, Renato Gaúcho deve mandar a campo a seguinte formação: Julio César (Brenno); Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Darlan e Thaciano; Ferreira, Pinares e Everton; Diego Churín.