Topo

Fifa arquiva processo contra Beckenbauer por suspeita de corrupção

Franz Beckenbauer foi o chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Franz Beckenbauer foi o chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

25/02/2021 15h19

A Fifa anunciou hoje que a Comissão de Ética independente da entidade decidiu arquivar o processo contra o ex-jogador Franz Beckenbauer, além de Theo Zwanziger e Horst. R. Schmidt, por supostas irregularidades na organização da Copa do Mundo de 2006. O caso do suposto suborno prescreveu.

O processo começou em 2016, quando a Fifa concluiu que Beckenbauer, chefe do comitê organizador da Copa de 2006, e os ex-líderes da federação alemã Zwanziger e Schmidt infringiram os regulamentos anticorrupção devido a um pagamento de 10 milhões de francos suíços feito pelo comitê organizador a Mohamed bin Hammam, um ex-membro do comitê executivo da Fifa, em 2002.

"Este pagamento estava vinculado à aprovação de uma contribuição financeira de 250 milhões de francos suíços alocada e paga pela Fifa ao comitê organizador da Copa do Mundo na Alemanha entre 2002 e 2006", declarou a Fifa.

No cálculo do prazo de prescrição referente a este caso, o Comitê de Ética determinou que o início desse período não deveria ser baseado na duração de todo o esquema, que ocorreu até 2006, mas que deveria começar a contar anos antes.

Desta forma, a comissão considera que o prazo de prescrição expirou em 2012 no caso de Beckenbauer e em 2015 no caso da conduta de Zwanziger e Schmidt, razão pela qual já não podem ser processados.