Topo

Sport

Em 'temporada perfeita', Maidana mira seleção da rodada para completar meta

Iago Maidana comemora gol pelo Sport contra o Corinthians no Brasileirão 2020 - Paulo Paiva/AGIF
Iago Maidana comemora gol pelo Sport contra o Corinthians no Brasileirão 2020 Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

25/02/2021 04h00

O zagueiro Iago Maidana é um dos destaques do Campeonato Brasileiro. O defensor foi um dos principais responsáveis pela permanência do Sport na Série A do torneio e, agora, quer fechar a competição aparecendo mais uma vez na seleção da rodada para atingir a última meta estabelecida por ele mesmo para a temporada.

Maidana fez seis gols no Brasileirão, o que faz dele o zagueiro mais goleador desta edição, além de ser artilheiro do Sport no torneio ao lado de Thiago Neves.

Adepto de estabelecer metas pessoais no início de cada ano, Maidana conta que precisou aumentar a previsão inicial após cumpri-la antes do fim de 2020.

"Quando virou o ano, eu tinha atingido o mesmo número de gols da temporada no Paraná. Coloquei como meta mais dois gols e entrar na seleção da rodada três vezes. Fiz os gols e consegui duas seleções, falta uma que eu espero que seja na última rodada. Acho fundamental o Bola de Prata, seleção do Brasileiro, Sofascore... Eu acompanho porque é um reconhecimento. Esta temporada foi incrível", contou ao UOL Esporte o zagueiro que, segundo o Sofascore, site especializado em estatísticas, é o terceiro com mais cortes no torneio: 159 — atrás do companheiro de clube Adryelson e Sabino, do Coritiba.

Maidana apareceu dez vezes na seleção da rodada, mas em seis oportunidades diferentes. Nas rodadas sete, 11, 32 e 34 foi eleito, tanto para a seleção Bola de Prata quanto para a seleção do Brasileirão. Já nas rodadas 12 e 25 apareceu somente no selecionado feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Não me surpreendi com a temporada que fiz, trabalhei para isso. Abdiquei de várias coisas para isso. Na pandemia, abdiquei da família para ficar no Recife e me adaptar ao clima. Fico contente pelo meu desempenho. A cada ano coloco metas na minha carreira a partir do momento que vejo que vou ter uma sequência. Se não tiver uma meta, vai à deriva. Sempre coloco meta de estatísticas ofensivas e defensivas", afirmou.

Com 42 pontos, o Sport ocupa a 14ª colocação e já se garantiu na Série A de 2021. Maidana relata que foi justamente esse o objetivo traçado pela direção do clube pernambucano em sua chegada. Ele comemora mais um ciclo com a meta cumprida.

"Cada clube tem um objetivo. Fico feliz com a carreira que tenho até aqui. Em 2017, atingimos o objetivo do Paraná, que era subir pra Série A. Logo depois, classificamos o Atlético-MG para a Libertadores. E essa temporada atingindo o objetivo de permanência. O Sport é um clube grande, muito tradicional no Brasil, e foi passado que precisávamos ficar na Série A para se organizar a partir do próximo ano. É continuar conquistando os objetivos do clube que estou a cada ano."

Aos 25 anos, Maidana estava emprestado ao Sport até o fim da temporada e retorna ao Atlético-MG, com quem tem contrato até o fim de 2022.

Sport