Topo

Botafogo

Botafogo encara Ceará contra marca negativa e de olho na próxima temporada

Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento - Vítor Silva/Botafogo
Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/02/2021 04h00

O Botafogo encara o Ceará, hoje (25), pela última rodada do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de evitar uma marca negativa na competição. Com o rebaixamento à Série B já concretizado, a equipe alvinegra busca o triunfo para não entrar na galeria dos piores turnos da história dos pontos corridos. O duelo, na Arena Castelão, começa às 21h30.

Até aqui, o Glorioso conquistou apenas sete pontos no segundo turno, com os triunfos sobre Coritiba e São Paulo, e o empate com o Palmeiras.

Desde 2006, quando o Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes, América-RN, em 2007, e Avaí, em 2019, dividem o posto de piores campanhas em um turno. As equipes do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina conquistaram sete pontos, o mesmo que tem hoje o Alvinegro.

Logo depois, nesta lista, vem o Paraná, que terminou o segundo turno de 2018 com nove pontos. Em caso de vitória, o Botafogo alcança dez pontos e escapa deste pódio nada agradável.

Além disso, um triunfo faz com que o Glorioso feche uma temporada ruim com um ânimo visando 2021. A partida, inclusive, pode ser um teste final para alguns jogadores que têm a permanência ainda em análise por parte da diretoria, que realiza uma reestruturação no departamento de futebol.

Depois do resultado positivo contra o São Paulo, na última segunda-feira (22), o diretor de Futebol Eduardo Freeland conversou com o elenco e falou que aquele placar seria o início de uma arrancada.

"Quem estiver aqui nesta roda hoje, independentemente do que estiver pensando para a carreira, se acostuma com essa p.. .aqui. Esse clube aqui foi do c... e vai ser do c... Se acostumem com esse sentimento. Que bom que conseguimos essa vitória ainda no Brasileiro Série A, porque de hoje começa uma arrancada", disse Freeland, em vídeo divulgado pelo Botafogo.

Guto Ferreira esteve na lista de alvos

Técnico Guto Ferreira comanda o Ceará em jogo contra o Santos pela Copa do Brasil 2020 - Kely Pereira/AGIF - Kely Pereira/AGIF
Imagem: Kely Pereira/AGIF

O Botafogo foi ao mercado da bola recentemente em busca de um treinador para a vaga deixada por Eduardo Barroca, demitido após a derrota para o Sport, que confirmou o rebaixamento.

Guto Ferreira, que fez uma campanha de destaque com o Ceará, chegou a integrar a lista de alvos, mas não esteve entre as prioridades. Neste meio tempo, acertou a renovação com o Vozão. O Glorioso, por sua vez, contratou Marcelo Chamusca, que já foi apresentado e iniciou o trabalho.

Apesar de ainda não comparecer à beira do gramado, o novo comandante está com o elenco em Fortaleza para acompanhar de perto o duelo. O interino Lúcio Flávio vai dirigir o time mais uma vez.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x BOTAFOGO

Competição: Campeonato Brasileiro, 38ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Horário: 21h30
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

CEARÁ: Richard; Eduardo, Klaus, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Charles, Pedro Naressi e Vina; Léo Chu, Lima e Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, David Sousa e Hugo; Kayque, Luiz Otávio e Cesinha; Ênio, Warley e Rafael Navarro. Técnico: Lúcio Flávio (interino)

Botafogo