Topo

Athletico-PR vence e tira vaga do Sport na Copa Sul-Americana

Do UOL, em São Paulo

25/02/2021 23h22

O Athletico-PR venceu o Sport por 2 a 0, na Arena da Baixada, na noite de hoje (25), pela última rodada do Brasileirão. O Furacão abriu o placar com Nikão, aos seis minutos do 1º tempo e ampliou a vantagem aos 40 da etapa final, em cabeceio de Léo Cittadini.

Com o resultado, o Athletico terminou o Brasileirão na nona posição, com 53 pontos, garantindo uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Já o Sport caiu para o 15º lugar, com 42 pontos, e encerra a sua participação fora da zona de classificação à Copa Sul-Americana.

Christian: tudo saiu de seus pés

Seguro também nas funções defensivas, o volante brilhou ao dar o último passe em algumas das principais oportunidades de gol criadas pelo Furacão ao longo da partida, inclusive iniciando a jogada do tento de Nikão.

Athletico abre vantagem rapidamente em partida aberta

O Athletico abriu o placar logo aos 7 minutos da primeira etapa, na primeira oportunidade que criou. Christian achou Kayzer no lado esquerdo da área por meio de um lançamento certeiro, e o atacante cruzou de chapa para Nikão, sozinho, completar para o gol.

Lutando por objetivos secundários em relação aos que vinham tendo nas rodadas anteriores, as duas equipes adotaram posturas mais abertas que no restante da competição. Dessa forma, as chances de gol se revezaram de lado durante todo o restante da etapa inicial. Aos 37, Carlos Eduardo quase fez um gol antológico após passar por quatro adversários.

Cinco minutos depois, foi a vez de o Sport quase dar o troco. Patric ajeitou de cabeça para dentro da área do Furacão e Ewerthon teve um bom chute bloqueado pela defesa.

Ritmo cai, mas Athletico encerra Brasileirão com golaço

O empate que não veio no primeiro tempo, foi construído pelo Sport em pouco mais de dois minutos. Entretanto, o tento do Leão foi anulado com o auxílio do VAR, já que Thiago Neves estava adiantado quando aproveitou o rebote do goleiro Santos.

Mantendo a dinâmica do "lá e cá", aos 12 minutos foi a vez de Nikão desperdiçar uma ótima oportunidade de ampliar o marcador após receber, sem marcação, um bom passe cruzado feito por Christian.

A partir dos 15 minutos, o Athletico baixou bastante o ritmo, cedendo o controle da posse ao Sport. Ainda assim, o Furacão ampliou sua vantagem no placar a cinco minutos do fim do jogo.

Em belo cruzamento, Khellven achou Léo Cittadini na esquerda e o meia encobriu o goleiro Luan Polli com um cabeceio colocado. Placar final: Athletico 2 x 0 Sport.

FICHA TÉCNICA:

ATLETICO-PR 2 x 0 SPORT
Competição: Campeonato Brasileiro (38ª rodada)
Data: 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Hora: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
Árbitro de vídeo - VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Nikão (Athletico-PR), aos 7' do 1º tempo; Léo Cittadini (Athletico-PR), aos 40' do 2º tempo
Cartões amarelos: Adryelson, Jair Ventura (Sport)

ATLETICO-PR: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, José Ivaldo e Abner; Christian (Aguilar), Nikão, Léo Cittadini e Jadson (Erick); Carlos Eduardo (Walter) e Renato Kayzer (Bissoli). Técnico: Antônio Oliveira (Paulo Autuori está com Covid-19)

SPORT: Luan Polli; Patric, Adryelson, Rafael Thyere (Ewerthon), Iago Maidana e Júnior Tavares; Marcão Silva (Gustavo Oliveira), Betinho, Thiago Neves e Marquinhos (Luciano Juba); Dalberto (Mikael). Técnico: Jair Ventura