Topo

Atlético-MG

Sampaoli analisa Olympique há semanas e sabe da dificuldade por reforços

Sampaoli deve ser anunciado como técnico do Olympique de Marselha em março - Pedro Souza/Atlético-MG
Sampaoli deve ser anunciado como técnico do Olympique de Marselha em março Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu e Eder Traskini

Do UOL, em Belo Horizonte e Santos

24/02/2021 04h00

O adeus de Sampaoli ao Atlético-MG está próximo de ser oficializado. O treinador, em seus últimos dias à frente da equipe, prepara o Galo para o derradeiro compromisso de sua passagem por Belo Horizonte, diante do Palmeiras, amanhã (25), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. De malas prontas para o Olympique de Marselha, o argentino já está "mergulhado" no planejamento do time francês há quase um mês.

Segundo apurou o UOL Esporte, o treinador e seu staff estão debruçados há três semanas no projeto da equipe francesa, que poderá contratar a partir da metade do ano, quando abrirá a janela de transferências na Europa. Um estudo sobre o atual elenco, as carências e quem pode ser liberado já está sendo feito pelos auxiliares do treinador.

Dentre as dificuldades já detectadas pelos auxiliares de Sampaoli, ainda de acordo com informações passadas ao UOL, está a questão de uma provável dificuldade de se levantar recursos para novas aquisições no mercado da bola, para encontrar jogadores que se encaixem no perfil e estilo de jogo — posicional — do treinador argentino.

Tais dificuldades acontecem, também, por causa da crise econômica que atinge o futebol francês, o que não é uma particularidade do país, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 acertou em cheio a maioria dos setores da economia em todo mundo, inclusive o futebol.

Sampaoli enxerga o Campeonato Francês como diferente dos demais que já disputou. O argentino está a par das dificuldades para reforçar o elenco e já procura maneiras de potencializar atletas do Olympique.

Um dos principais candidatos a ganhar espaço é Leonardo Balerdi, zagueiro que Sampaoli levou para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, como sparring da seleção argentina principal.

Há quase 20 dias o interesse do Olympique de Marselha foi noticiado pela imprensa europeia. Sampaoli, segundo informações preliminares, viaja ao Velho Continente na sexta-feira (26), um dia após terminar seu compromisso com o Atlético-MG.

O treinador publicou na última segunda-feira (22) uma carta de despedida do Galo e citou que o clube está no caminho para grandes conquistas.

"Quero agradecer a todo o clube. Aos jogadores, pela entrega. A todos os funcionários da instituição, por colocar a alma nesse projeto. Aos dirigentes, por nos dar grandes condições de trabalhar. À cidade, por nos tratar tão bem. O Galo está destinado a brigar por grandes coisas. Sei que as vitórias virão. Gosto muito de vocês e desejo que sigam caminhando com o coração como guia", escreveu em parte de sua mensagem de adeus, por meio de carta enviada pela assessoria de imprensa do treinador argentino.

Atlético-MG