Topo

ANÁLISE

Rafael Oliveira: João Cancelo é o melhor jogador do City na temporada

Do UOL, em São Paulo

24/02/2021 22h07

Na vitória do Manchester City diante do Borussia Mönchengladbach por 2 a 0, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o português João Cancelo foi um dos destaques do time dirigido por Pep Guardiola, com a assistência para o primeiro gol marcado na partida por Bernardo Silva.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte, Rafael Oliveira comenta a participação e a polivalência do jogador, que atuou pela lateral esquerda, mas alternando posições durante a partida de acordo com o que pedia o momento, considerando que ele hoje é o símbolo do futebol jogador pelo Manchester City.

"Para mim o João Cancelo é o melhor jogador do City na temporada. O De Bruyne é um jogador mais decisivo, é o cara acima da média, sem dúvida nenhuma, o Gündogan virou o artilheiro, o cara que decide, e acho que essa construção da nova versão do Manchester City veio muito da defesa para o ataque, a partir de uma solidez defensiva que teve a ver com o impacto muito positivo do Ruben Dias, tem a ver com esse meio-campo sendo encorpado pelo João Cancelo", analisa Rafael.

"O João Cancelo é lateral direito, é lateral esquerdo, é meia direita, é meia pela esquerda, é volante e é meia-armador por dentro. Ele é tudo em um jogador só e aí eu acho que tem muito mérito do Guardiola é e também curioso, porque de novo esbarra na questão de tempo, porque o tempo vale para técnico, mas o tempo vale para jogador e para ter entendimento e para encaixar também. O João Cancelo demorou a ter chances, até dava para discutir muito o pouco aproveitamento dele com o Guardiola. E nessa temporada ele virou uma peça fundamental", completa.

O jornalista entende que a capacidade para atuar em diferentes faixas do campo é o que diferencia Cancelo e o torna fundamental para que o jogo do time inglês funcione, criando diferentes soluções.

"Ele é para mim quem mais oferece soluções para um jogo, porque ele pode ser escalado a partir de diferentes posições para ter diferentes funções, hoje ele foi lateral pela esquerda, o Walker foi lateral pela direita, mas no momento com a bola o João Cancelo vira o volante ao lado do Rodri, o que empurra o Gundogan para jogar mais à frente, próximo do Bernardo, o que já mexe em toda a estrutura de centro do campo. E aí o João Cancelo vai e lê o jogo, e aí eu acho que está a grande virtude dele, é o entendimento do jogo, é conseguir interpretar o que o jogo pede e achar soluções para isso", conclui.