Topo

Brasileirão - 2020

Guarani e Santo André secam na Série A por vaga na Copa do Brasil; entenda

Guarani ainda pode ficar com uma vaga para a Copa do Brasil de 2021 - Thomaz Marostegan/Guarani FC
Guarani ainda pode ficar com uma vaga para a Copa do Brasil de 2021 Imagem: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Do UOL, em Santos (SP)

24/02/2021 17h20

Resumo da notícia

  • 38ª rodada do Brasileirão ajudará a definir participantes da Copa do Brasil
  • Time que ficar em 9º entrará na terceira fase do torneio de mata-mata
  • Guarani, Santo André e Operário têm interesse na classificação do Brasileiro

Os 'secadores' de Guarani, Santo André e Operário-PR estarão ligados nesta última rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para a noite de amanhã (25), a partir das 21h30 (de Brasília). Isso porque todos eles ainda têm chance de assegurar uma vaga na Copa do Brasil 2021, dependendo de qual time terminar na nona colocação da tabela de classificação.

Mas o que a nona colocação do Brasileirão tem a ver com a história? Explicamos: quem ficar com essa posição, ganhará o direito de entrar na Copa do Brasil já na terceira fase, e não na primeira. Dos quatro times que ainda podem terminar o Nacional em nono, apenas o Ceará (12º) já está garantido na terceira fase do torneio de mata-mata por ter conquistado a Copa do Nordeste de 2020; Athletico Paranaense (9º), Corinthians (10º) e Red Bull Bragantino (11º), a princípio, estão classificados para a primeira fase, através dos campeonatos estaduais.

Para entender melhor os critérios de classificação para a Copa do Brasil, vamos inicialmente recortar alguns trechos do regulamento do torneio:

Art. 2º - A COPA será disputada, na forma deste regulamento, pelos 92 (noventa e dois) clubes identificados no Anexo A - Relação dos Clubes Participantes, em conformidade com os seguintes critérios técnicos de participação:

Critério 1: 12 (doze) vagas para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2021 e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2020 e complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020;

Critério 2: 70 (setenta) vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2020, excluídos os clubes já identificados no critério 1;

Critério 3: 10 (dez) vagas para os clubes classificados via o RNC de 2021, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.

§ 1º - Os 12 (doze) clubes classificados através do Critério 1 acessarão a Copa do Brasil na sua terceira fase. São eles:

II - Caso o número de clubes disputantes da CONMEBOL Libertadores seja 8 (oito):

1º. 8 clubes classificados para CONMEBOL Libertadores;
2º. 1 clube campeão da Copa do Nordeste 2020;

3º. 1 clube campeão da Copa Verde 2020;
4º. 1 clube campeão da Série B 2020.
5º. 1 clube disputante do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020, cuja chamada respeitará a ordem de classificação;

Sendo assim, o que acontecerá se o Athletico mantiver a atual nona posição da tabela? Ele entra na Copa do Brasil já na terceira fase, classificado pelo Brasileirão, e o Operário, quinto colocado do Estadual, herda uma vaga pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que tem direito a quatro vagas (critério 2) de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF).

Já o Estado de São Paulo tem direito a cinco vagas no torneio nacional, uma vez que a Federação Paulista de Futebol (FPF) aparece na primeira colocação do RNF. Assim elas são distribuídas: três pela classificação geral do último Campeonato Paulista, uma ao campeão do Troféu do Interior (Bragantino) e outra para o vice-campeão da Copa Paulista (Marília, uma vez que o campeão, a Portuguesa, preferiu ficar com a vaga na Série D).

Dito isso, o que acontecerá se o Corinthians for o nono colocado da tabela? Ele entra na Copa do Brasil através do Brasileirão, já na terceira fase, e não mais pela classificação geral do Paulistão. Nesse caso, o Santo André, que chegou às quartas de final e ficou com o sétimo lugar do Estadual, herdaria uma vaga na primeira fase da Copa do Brasil, juntando-se a Mirassol (terceiro colocado) e Ponte Preta (quarto colocado). Vale destacar que Palmeiras, São Paulo e Santos não precisaram do Estadual para se classificarem para a torneio nacional.

Por fim, o que acontecerá se o nono colocado do Brasileirão for o Red Bull Bragantino? Neste caso, o time de Bragança Paulista avança à terceira fase da Copa do Brasil através do Brasileiro e abre uma vaga para o Guarani, vice-campeão do Troféu do Interior do Campeonato Paulista.

Os jogos da 38ª rodada que definirão classificados da Copa do Brasil:

Red Bull Bragantino x Grêmio, no Nabi Abi Chedid
Internacional x Corinthians, no Beira-Rio
Athletico Paranaense x Sport, na Arena da Baixada