Topo

Corinthians

Base invade 2021 do Corinthians, que recheará elenco com mais de 20 jovens

Mancini passa instruções aos garotos da base testados no CT Joaquim Grava  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Mancini passa instruções aos garotos da base testados no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/02/2021 04h00

O foco do Corinthians está todo voltado para o início da próxima temporada. Sem ambição alguma na última rodada do Brasileirão, diretoria e comissão técnica trabalham para enxugar o elenco e montar um time competitivo para 2021. A solução encontrada está nos garotos da base, que vêm ganhando espaço nos treinamentos. Para o início do Campeonato Paulista, o Timão deve ter mais de 20 nomes formados pelo clube em seu plantel.

No atual elenco, o Corinthians já conta com 13 nomes formados na base. São eles: Matheus Donelli, Caíque França, Pezão, Léo Santos, Raul Gustavo, Fagner, Lucas Piton, Gabriel Pereira, Gustavo Mantuan, Roni, Ruan Oliveira, Xavier e Jô. Além deles, o técnico Vagner Mancini pretende efetivar mais sete ou oito jogadores que estão nas categorias de base e, inclusive, já está realizando testes no CT Joaquim Grava.

O zagueiro João Victor e o atacante Marquinhos, que estavam emprestados para Atlético-GO e Sport, respectivamente, retornam ao Corinthians nos próximos dias. O meia Fessin e o atacante Janderson, também cedidos por empréstimos no Campeonato Brasileiro, estão com suas situações indefinidas, mas podem voltar. Se isso acontecer, Mancini teria 24 ou 25 jogadores no elenco formados na base alvinegra.

Os números são altos, mas refletem a realidade do clube do Parque São Jorge. Sem dinheiro para realizar grandes contratações no mercado da bola, e precisando enxugar a folha salarial, o Corinthians aposta nos pratas da casa. Na próxima sexta-feira (26), o clube entrega à Federação Paulista de Futebol a Lista A com até 26 jogadores inscritos e também a Lista B.

Na Lista A são registrados os jogadores do elenco profissional. É nela que nomes como Cássio, Fábio Santos, Gil, Cazares e companhia entram. A Lista B é reservada para os jogadores formados na base, com idades entre 16 e 21 anos (nascidos em 2000), e que estejam ao menos um ano no Corinthians. Nela entram atletas como Lucas Piton, Gabriel Pereira, Xavier, Gustavo Mantuan e Ruan Oliveira.

Como as vagas na Lista B são ilimitadas, o Corinthians deve inscrever todo o elenco do time sub-20. No entanto, são poucos aqueles que serão utilizados por Vagner Mancini nos treinamentos e, principalmente, nas partidas iniciais do Paulistão. Por isso, embora o clube tenha vagas em seu elenco profissional para os garotos, nem todos vão conseguir espaço. O Alvinegro estreia no Estadual contra o Red Bull Bragantino, domingo (28), em Bragança Paulista.

Corinthians