Topo

Só resultados improváveis evitariam rebaixamento do Vasco na última rodada

Do UOL, em São Paulo

21/02/2021 22h36

O quarto rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro é uma questão de tempo. Como já foi admitido pelo próprio técnico Vanderlei Luxemburgo, o jogo da última rodada, contra o Goiás, em São Januário, na próxima quinta-feira (25), será protocolar para definir o rumo do Cruzmaltino na competição.

Com 38 pontos abrindo a zona de rebaixamento, o Vasco tem três pontos de desvantagem para Fortaleza e Bahia. Alcançar os times nordestinos em número de pontos é algo bem possível, mas superá-los nos critérios de desempate se tornou inviável depois dos resultados da 37ª rodada.

Considerando o número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate, o Bahia já está livre da degola. O time tricolor ganhou 11 vezes no Brasileirão e não pode mais ser alcançado pelo Vasco. Dessa forma, a partida entre Bahia e Santos, na Arena Fonte Nova, será um mero amistoso.

Já o Fortaleza soma dez triunfos até agora e pode ser igualado pelo Vasco nesse critério. Porém, o time cearense tem 12 gols a mais de saldo -a segunda forma de desempate- que os cariocas.

Ou seja, para se livrar da segunda divisão, o Vasco tem de vencer o Goiás na última rodada e torcer para o Fluminense derrotar o Fortaleza. Ao mesmo tempo, deve tirar essa diferença de 12 gols na somatória dos confrontos. Na prática, caso o Fortaleza perca por 1 a 0, o Cruzmaltino precisaria aplicar uma goleada por 11 a 0 sobre o Esmeraldino.

A possibilidade já foi prontamente rechaçada por Luxemburgo após o empate sem gols com o Corinthians, hoje (21), na Neo Química Arena. "Não posso enganar o torcedor e falar que vamos fazer 12 gols. E ganhar de 12 gols só se a gente jogasse contra equipe da várzea. E não vamos jogar contra equipe da várzea. Temos que ser realistas com o torcedor."

Com isso, a definição dos rebaixados para a Série B aconteceu praticamente com uma rodada de antecedência. Botafogo e Coritiba já não tinham mais chances de permanência. O Goiás caiu hoje (21) após o empate em casa com o RB Bragantino. E a queda do Vasco ficou iminente.