Topo

Palmeiras

Felipe Melo titular? Palmeiras tem dúvidas no time a uma semana da final

Felipe Melo, durante o clássico entre São Paulo e Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Felipe Melo, durante o clássico entre São Paulo e Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

21/02/2021 04h00

O Palmeiras começa a decidir o título da Copa do Brasil daqui a uma semana, com o Grêmio, em Porto Alegre (RS). Em busca do tetracampeonato, o time titular já tem bons indicativos, mas ainda não está totalmente confirmado por Abel Ferreira.

Weverton, Luan, Gustavo Gómez, Viña, Rony e Luiz Adriano são os com a escalação mais assegurada. Mas as últimas partidas abriram espaço para debate sobre vagas na lateral direita, meio-campo e ataque.

Até a final no domingo que vem (28), na Arena Grêmio, o Verdão terá dois jogos no Campeonato Brasileiro: contra o Atlético-GO, amanhã (22), no Allianz Parque, e contra o Atlético-MG, quinta (25), no Mineirão. Abel ainda não decidiu como escalará o time nestes duelos, mas a ideia é não deixar a equipe cansada para a decisão.

Vou ser sincero, nós programamos as últimas cinco jornadas pensando na frente. Preciso ver os jogadores agora, o melhor para a equipe e para a reflexão, com a equipe técnica, com o departamento de saúde e performance, ver o melhor para os jogadores do Palmeiras", disse Abel.

Veja abaixo a situação detalhada e a disputa em cada setor.

GOL

Weverton, goleiro do Palmeiras - Cesar Greco - Cesar Greco
Weverton, goleiro do Palmeiras
Imagem: Cesar Greco

Aqui não há disputa. Weverton é o titular incontestável e um dos grandes nomes do elenco alviverde. Frequentemente convocado por Tite, o goleiro é o segundo jogador com mais partidas na temporada: 67, atrás apenas Willian (68). Desses, não foi vazado em 33 — um recorde no século no Verdão.

LATERAL DIREITA

Mayke, lateral do Palmeiras, jogou contra o São Paulo - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Mayke, lateral do Palmeiras, jogou contra o São Paulo
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Marcos Rocha fez 49 partidas até aqui e foi o titular da posição em boa parte da temporada, mas jogou nas partidas com reservas contra Fortaleza e Coritiba. Contra o Al-Ahly (EGI), no Mundial de Clubes, e diante do São Paulo, Mayke jogou com a base da equipe considerada titular. Abel já disse que vê um elevando o nível do outro nesta disputa pela titularidade.

ZAGA

Gustavo Gómez e Luan, zagueiros do Palmeiras - Cesar Greco - Cesar Greco
Gustavo Gómez e Luan, zagueiros do Palmeiras
Imagem: Cesar Greco

Luan e Gustavo Gómez jogam juntos desde 2018 e formam uma dupla que em 62 jogos pelo Palmeiras sofreu apenas 30 gols (média de 0,48 por partida). Embora alguns torcedores tenham se empolgado com Kuscevic, expulso contra o Coritiba, a tendência é de que os dois titulares contra o São Paulo sejam mantidos na equipe.

LATERAL ESQUERDA

Matias Viña é o dono da lateral esquerda - Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images - Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images
Matias Viña é o dono da lateral esquerda
Imagem: Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images

Mais uma posição em que não há disputa: Viña é o titular. O uruguaio vinha de uma sequência pesada de jogos entre o Palmeiras e a seleção uruguaia, por isso ganhou descanso recente. Mas nem Renan, nem Esteves tiveram um desempenho que poderia ameaçar o camisa 17 antes da decisão.

VOLANTES

Gabriel Menino se machucou contra o Coritiba e é dúvida - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Gabriel Menino se machucou contra o Coritiba e é dúvida
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael são peças importantes no time de Abel Ferreira, mas estão sendo acompanhados com atenção pelo Núcleo de Saúde e Performance. Danilo foi poupado contra o São Paulo depois de atuar contra Fortaleza e Coritiba, Menino tornou-se dúvida após sofrer um entorse no tornozelo direito, e Zé Rafael tem sido preservado desde o Mundial.

Felipe Melo e Patrick de Paula fizeram a dupla de volantes contra o São Paulo — eles já tinham atuado contra o Al-Ahly (EGI). Caso Melo jogue contra o Grêmio, ele entraria na vaga de Danilo, enquanto Patrick é uma opção se Menino e Zé Rafael não puderem atuar. Perguntado sobre ter o camisa 30 como titular no próximo domingo, Abel desconversou.

"O Felipe é um guerreiro, ele nos ajuda e acrescenta competitividade à equipe", respondeu.

MEIA

Gustavo Scarpa fez bons jogos como meia - Cesar Greco/ Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Gustavo Scarpa fez bons jogos como meia
Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Esta disputa se acirrou nos últimos jogos, depois de Gustavo Scarpa ter boas atuações sendo escalado como armador contra Fortaleza e Coritiba. Raphael Veiga, titular na campanha do título da Libertadores e no Mundial de Clubes, voltou no jogo contra o São Paulo e não teve uma participação destacada. Vice-artilheiro da temporada com 18 gols, o camisa 23 caiu de rendimento recentemente, mas fez parte dos principais momentos do time de Abel Ferreira.

ATACANTES

Luiz Adriano é o artilheiro do Palmeiras no ano - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Luiz Adriano é o artilheiro do Palmeiras no ano
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Luiz Adriano é o goleador do Palmeiras na temporada com 20 gols e titular garantido. Abel já disse que ele é o único centroavante de ofício no elenco, e o desempenho em partidas decisivas joga a favor dele, mesmo sem marcar há seis jogos.

Rony também deve começar jogando, pois é o único velocista em ritmo de jogo. Autor do gol de empate com o São Paulo na sexta (19), ele tem sido a principal opção de lado de campo. Willian, também titular no Choque-Rei, é o candidato a atuar do outro lado do ataque, embora venha de um jejum: são nove partidas em branco.

"O Willian está fazendo uma temporada fantástica, é dos jogadores mais utilizados em tempo de jogo. É um campeão, ajuda dentro e fora de campo. Estando na melhor ou pior forma, é no campo que recuperamos a confiança. Estou aqui para ajudar. Ele é um campeão, sabe qual o trabalho. Não é sempre um mar de rosas, rosas também têm espinhos. Só com trabalho e dedicação podemos melhorar", acrescentou Abel.

DESFALQUES E VOLTAS

Wesley, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol - Fabio Menotti - Fabio Menotti
Wesley, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol
Imagem: Fabio Menotti

Wesley está recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo e tem boas chances de estar ao menos no banco de reservas contra o Grêmio. Gabriel Veron, em transição entre a parte física e técnica depois de sofrer uma lesão muscular, também espera ter condições de jogo para ser outra opção para o decorrer do duelo.

Breno Lopes, que já atuou na Copa do Brasil pelo Juventude, e Luan Silva, recuperando-se de uma cirurgia no joelho esquerdo, são ausências certas. Emerson Santos, desfalque por dores musculares, e Gabriel Menino, em tratamento pelo entorse no tornozelo, são as outras dúvidas de Abel.

Palmeiras