Topo

Muito além de Hulk: quais nomes agitam o mercado 2021 do futebol brasileiro

Hulk no Atlético-MG: a principal novidade do mercado até o momento - Reprodução/Twitter
Hulk no Atlético-MG: a principal novidade do mercado até o momento Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

20/02/2021 15h31

Esqueça aquele mercado da bola ousado e desenfreado dos últimos anos. A pandemia do novo coronavírus faz com que os clubes - até mesmo os da Série A - vivam uma nova realidade financeira e, consequentemente, movimentem-se com mais cautela na hora de contratar.

Exceção feita ao Atlético-MG, que já acertou as contratações de Hulk e Dodô e investe pesado no departamento de futebol, os clubes adotam uma postura mais amena em relação ao mercado. Mas, ainda assim, já é possível destacar movimentações de relevância nas últimas semanas.

E você, sabe o que de principal vem acontecendo no mercado da bola para a próxima temporada? O UOL Esporte te ajuda a acompanhar as novidades e resume abaixo as principais mudanças nos principais clubes.

ATLÉTICO-MG

No Atlético-MG, as contratações para 2021 serão pensadas pelo departamento de futebol de forma que os contratados cheguem para suprir carências pontuais. Diferentemente do que foi feito e 2020, quando mais de R$ 200 milhões foram gastos com a chegada de atletas, nesta temporada os investimentos serão por demanda.

Como já aconteceu, por exemplo, para a lateral esquerda, com Dodô, e o ataque, com Hulk. Os dois foram negócios de ocasião e o Galo precisou investir apenas em salários e luvas. Em relação às saídas, o futuro de alguns atletas com história no clube precisa ser definido, casos de Victor e Diego Tardelli.

  • Quem chegou: Hulk, Dodô e Nacho Fernández
  • Quem saiu: Yago, Capixaba, Matheus Stockl e Marquinhos
  • Quem está negociando: Jorge Sampaoli (treinador), Victor, Diego Tardelli, Mariano, Bueno


BOTAFOGO

O Botafogo passa por uma reestruturação no departamento de futebol, o que inclui também comissão técnica e elenco. Já rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e em crise financeira, o Alvinegro deve sofrer grandes mudanças para a próxima temporada.

  • Quem chegou: Técnico Marcelo Chamusca e Ronald (Botafogo-SP)
  • Quem saiu: Pedro Raul (Kashiwa Reysol, do Japão), Lucas Campos (Valletta F.C., de Malta), Cícero, além de Rentería, Kelvin e Helerson (não faziam mais parte dos planos e foram dispensados no fim do mês passado) e Saulo, Victor Luis, Luiz Otávio e Angulo (têm contrato até o fim do Brasileiro e o vínculo não deve ser renovado)
  • Quem está negociando: Kanu (interessa ao São Paulo), Kalou (tem vínculo até o fim do ano), Ronald (já tem um acerto alinhado e deve ser anunciado em breve), Matheus Frizzo.


CORINTHIANS

O Corinthians aguarda a definição do Brasileiro para focar nas negociações do mercado. O Timão ainda mantém viva a esperança de disputar a Copa Libertadores, mas trabalha com a possibilidade de competir na Sul-Americana. Por conta disso, a diretoria ainda não se movimentou nos bastidores.

O clube vive intensa crise financeira e, por conta disso, a tendência é de que não faça grandes contratações. Nomes que estavam emprestados como Janderson, Fessin e João Victor devem retornar ao CT Joaquim Grava. Por outro lado, o goleiro Walter está próximo de assinar com o Cuiabá. O meia Mateus Vital pode ir jogar na MLS, e outros nomes do elenco, como Marllon, Michel Macedo, Everaldo e Ederson terão suas respectivas situações contratuais analisadas.

  • Quem chegou: André Luis (Daejeon Hana Citizen, Coreia do Sul), Caíque França (Oeste) e Madson (Oeste)
  • Quem saiu: ninguém
  • Quem está negociando: Walter (saída para o Cuiabá), Mateus Vital (saída para o Real Salt Lake, Estados Unidos), Marllon (saída para Juventude ou Atlético-GO), Janderson (retorno de empréstimo do Atlético-GO), João Victor (retorno de empréstimo do Atlético-GO) e Fessin (retorno de empréstimo do Bahia).


CRUZEIRO

De técnico novo, Felipe Conceição, que assumiu após a saída de Felipão, a Raposa deu start nas buscas por contratações visando as competições desta temporada, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão. Em pré-temporada, o clube já apresentou seis reforços e promoveu o retorno de algumas peças ao time principal.

  • Quem chegou: Felipe Conceição (treinador), Marcinho (Sampaio Correia), Matheus Barbosa (pertence ao Avaí), Alan Ruschel (Chapecoense), Felipe Augusto (América-MG), Matheus Neris (pertence ao Palmeiras), Zé Eduardo (América-RN), Gui Mendes (Ituano) e Bruno José (Brasil de Pelotas)
  • Quem saiu: Jadsom Silva (Red Bull Bragantino), Felipe Machado (volta ao Grêmio), Cacá (Tokushima Vortis-JAP), Rafael Luiz (volta à Ferroviária) e Patrick Brey (sem clube)
  • Quem negocia: Eduardo Brock e Felipe Ferreira


FLAMENGO

Envolvido até o final da disputa do Brasileiro, o Flamengo não fez movimentos mais agressivos até aqui. O cenário, no entanto, não deve mudar quando terminar a competição, já que o elenco é considerado bom e carece de ajustes pontuais.

  • Quem chegou: Contratado por empréstimo ao Braga (POR), o zagueiro Bruno Viana foi o único reforço anunciado até aqui
  • Quem saiu: O zagueiro Thuler foi emprestado ao Montpellier (FRA). Lincoln, por sua vez, foi repassado ao Vissel Kobe (JAP), enquanto Yuri César foi negociado em definitivo com o Shabab Al Ahli (EAU). Pedro Rocha não aprovou e foi devolvido para o Spartak (RUS).
  • Quem está negociando: O lateral-direito Rafinha está próximo de um retorno ao Flamengo. O goleiro César vai reforçar o Atlético-GO.


FLUMINENSE

Garantido na pré-Libertadores e sonhando com vaga na fase de grupos da competição, o Flu aguarda o fim do Brasileirão para anunciar dois novos contratados: Roger Machado, novo técnico da equipe, e o lateral-direito Samuel Xavier, que se despediu do Ceará. A equipe monitora o mercado sul-americano em busca de reforços para o setor ofensivo: meias, pontas e um centroavante devem chegar para a disputa da competição continental.

  • Quem chegou: Roger Machado e Samuel Xavier
  • Quem saiu: Felippe Cardoso (empréstimo encerrado)
  • Quem está negociando: ninguém

GRÊMIO

O Grêmio já tem definido retorno de Léo Chú após o empréstimo ao Ceará. O jogador será aproveitado pelo Tricolor na próxima temporada. Por enquanto, apenas jogadores que não fazem parte do grupo principal tiveram saída definida para clubes do interior gaúcho.

Pepê teve venda oficializada para o Porto, de Portugal, por 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 98 milhões), mas só deixará o clube em julho. Envolvido na final da Copa do Brasil, apenas depois dos jogos com Palmeiras é que a principal situação será oficializada: a saída ou não de Renato Gaúcho, que está na mira do Atlético-MG.

  • Quem chegou: Léo Chú (será aproveitado após empréstimo)
  • Quem saiu: Robinho (fim do mês encerra o contrato), Gazão (Pelotas), Pepê (Porto-POR, vai em julho)
  • Quem está negociando: Renato Gaúcho (renovação)


INTERNACIONAL

O Inter irá entrar de vez no mercado da bola apenas depois da conclusão do Brasileiro. Mas isso não quer dizer que o time não esteja se movimentando. O clube tem interesse na permanência de Moisés em definitivo — hoje o jogador está emprestado — e já acertou algumas saídas.

Bruno José foi para o Cruzeiro em troca de mais uma fatia dos direitos de Mauricio, Dudu [emprestado ao Atlético-GO] está negociando com América-MG e também na mira de outros clubes. Emerson Júnior foi para o Figueirense, e Robinho sai ao fim do mês, quando acaba seu contrato. O primeiro passo após o Brasileirão será definir o comando técnico. Há um acerto com Miguel Ángel Ramírez, e o contrato de Abel Braga chega ao fim.

  • Quem chegou: ninguém
  • Quem saiu: Bruno José (Cruzeiro), Gustavo Ferrareis (Puebla-MEX), Emerson Junior (Figueirense)
  • Quem está negociando: Dudu (saída para o América-MG), Robinho (saída para o Coritiba), Moisés (contratação em definitivo), Miguel Ángel Ramírez (treinador)


PALMEIRAS

O Palmeiras prepara-se para ir ao mercado da bola, mas aguarda a disputa das finais da Copa do Brasil contra o Grêmio para avançar em nomes. O clube quer manter a filosofia que deu certo em 2020: contratações pontuais, sem tirar espaço de garotos que podem subir da base e que não compliquem o caixa alviverde. Neste cenário, o clube entendeu que seria caro demais contratar Diego Costa e por isso esfriou a negociação com o atacante.

  • Quem chegou: ninguém
  • Quem saiu: ninguém
  • Quem está negociando: Ainda não tem negociações em andamento.

SANTOS

O Santos conseguiu comprar Luan Peres por meio de acordo com o Brugge. Os clubes chegaram ao consenso de que, caso o Peixe passasse das semifinais da Copa Libertadores da América, a compra entraria como cláusula obrigatória. E assim foi feito — o Peixe chegou a final e foi vice-campeão para o Palmeiras —. Lucas Veríssimo e Diego Pituca foram as principais perdas, ambos titulares vendidos. O zagueiro teve seu destino selado ao Benfica, de Portugal, enquanto o volante, ao Kashima Antlers, do Japão.

  • Quem chegou: Luan Peres (com contrato definitivo)
  • Quem saiu: Lucas Veríssimo (Benfica) e Diego Pituca (Kashima Antlers, do Japão)
  • Quem está negociando: Kaio Jorge e Sandry (em processo de renovação)


SÃO PAULO

A principal movimentação do São Paulo para a próxima temporada foi a contratação do técnico argentino Hermán Crespo. Recentemente campeão da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, ele e sua equipe chegam para substituir a comissão técnica comandada por Fernando Diniz. Um dos primeiros trabalhos do argentino no Morumbi será avaliar a renovação do equatoriano João Rojas e o espanhol Juanfran no time para 2021.

Um dia após o desembarque de Crespo no Brasil, o São Paulo anunciou a contratação de Bruno Rodrigues, atacante que foi o artilheiro e principal garçom da Ponte Preta na temporada de 2020. Ele pode ser a opção para jogar ao lado de Luciano, já que Brenner já foi vendido ao futebol norte-americano.

  • Quem chegou: Hermán Crespo (treinador) e Bruno Rodrigues
  • Quem saiu: Brenner (FC Cincinnati)
  • Quem está negociando: João Rojas e Juanfran (renovação); Miranda (Jiangsu Suning-CHI)


VASCO

Ainda lutando contra o rebaixamento, o Vasco ainda não fez movimentações visando a próxima temporada. Contudo, Vanderlei Luxemburgo já sabe com quem não irá contar em 2021. No fim do ano passado, o clube anunciou que não renovou os contratos com Breno, Fellipe Bastos e Ribamar. Ramon também teve o seu contrato encerrado e aproveitou para anunciar a sua aposentadoria dos gramados. Já Benítez teve o empréstimo renovado por mais seis meses.

  • Quem chegou: ninguém
  • Quem saiu: Ramon (aposentou-se), Breno (sem clube), Fellipe Bastos (sondado pela Ponte Preta) e Ribamar (sem clube)
  • Quem está negociando: ninguém


Outros destaques

Com permanência na elite garantida e vaga na Sul-Americana quase confirmada, o Ceará aproveitou esta semana para anunciar uma série de novidades em relação ao mercado da bola. O clube alvinegro renovou com Guto Ferreira, estendeu o vínculo de Vina até 2024 e se reforçou com o goleiro João Ricardo, ex-Chape, o zagueiro Jordan, ex-Botafogo-SP, o volante Willian Oliveira, ex-Chape, o meia Marlon, que estava no Fortaleza, e o atacante Jael, ex-Grêmio.

O rival Fortaleza ainda espera confirmar a sua permanência na elite para atacar o mercado. Por enquanto, só tem encaminhada a contratação do meia Lucas Crispim, do Guarani. O mesmo acontece com o Bahia, que só deve se concentrar no mercado da bola depois de definir sua vida.

Assim como o Ceará, o Red Bull Bragantino - que ainda sonha por vaga na pré-Libertadores - já começou a se mexer para a próxima temporada: renovou com Maurício Barbieri e contratou o goleiro Maycon Cleiton, ex-Santa Cruz, e o meia Jadsom, ex-Cruzeiro.

Já o Athletico está proibido de contratar pela Fifa até julho e perdeu alguns jogadores que não tiveram o contrato renovado, como o meia Ravanelli e o atacante Geuvânio.

O Sport, por sua vez, tem eleição presidencial no começo de março e, só a partir de então, deve anunciar novidades do mercado da bola. A prioridade, porém, é negociar a renovação de Jair Ventura, algo que já vem acontecendo nos bastidores.