Topo

Como briga entre Rincón x James Rodríguez fez até Valderrama se envolver

James Rodríguez, durante jogo pela Colômbia, em 2019 - CRIS BOURONCLE / AFP
James Rodríguez, durante jogo pela Colômbia, em 2019 Imagem: CRIS BOURONCLE / AFP

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 14h44

Existem muitas rixas no futebol e isso não é segredo. Às vezes ela acontece entre dirigentes e treinadores, técnico e elenco e, em alguns casos, entre os próprios atletas. Foi o que acontece entre os colombianos James Rodríguez e Freddy Rincón.

Os dois jogadores criaram uma desavença na época em que defendiam o Real Madrid, o assunto evoluiu para a seleção da Colômbia e precisou de intervenção de ídolo Valderrama.

Quando Rodríguez se transferiu para o time merengue, em 2014, Rincón apoiou a contratação do compatriota e até comemorou a chegada dele ao clube. "Hoje é um dia muito especial para o futebol colombiano e para James Rodríguez", escreveu Rincón no Twitter.

Acontece que em 2016, quase dois anos após a chegada no Real, Rodríguez pegou alguns jogos de banco. As atitudes dele dentro e fora dos gramados por conta do "molho" chamaram a atenção de Rincón, que fez a seguinte declaração:

"Não é hora de pensar se ele é ou não colombiano, ele tem sido bem tratado. Você só tem que ter autocrítica, olhar a situação e que você não está indo bem e se engajar para melhorar", disse Rincón a época.

"O técnico está cobrando porque ele não se coloca no jogo. Você tem que mostrar para o técnico, com trabalho, que está em um bom momento. O próprio James está mostrando que não está no seu melhor. Cabe a ele trabalhar para mostrar ao técnico que ele tem dificuldade em jogar", continuou.

Meses após essas declarações, o atleta fez novas críticas ao futebol e à vontade de evoluir que, segundo ele, Rodríguez não mostrava em campo. Após o colega ser transferido para o Bayern de Munique e não obter sucesso no clube alemão, surgiram novas alfinetadas de Rincón.

James teve problemas no Real Madrid, teve problemas no Bayern. Talvez ele precise refletir se ele não o problema. Teve problemas com dois técnicos, duas grandes equipes? Às vezes você também tem que verificar e ver se você está realmente tendo problemas.
Freddy Rincón

Resposta de Rodríguez

"Rincon agora atira outras coisas em mim. Houve uma mudança. Isso me dá mais força. Eu só escrevo, eu mantenho, e quando chegar a hora, eu verei quem apoiou e quem criticou; Mas isso não me machuca", disse James Rodríguez em uma entrevista.

Ontem, em uma entrevista para o jornal espanhol Marca, Rincón criticou uma entrevista em que James se coloca como o melhor jogador de todos os tempos da Colômbia e diz que o ex-colega foi o pior de todos.

"Desde que ele chamou um influenciador para uma entrevista, já me pareceu algo sem pé nem cabeça. E quando perguntado quem era o melhor jogador da Colômbia de todos os tempos, ele disse que era ele", disse Rincón em entrevista ao jornal Pulso Sports. "Na Colômbia se formou uma polêmica sobre James e eu. Eu acho ele um jogador muito bom, mas falta sacrifício, falta uma série de coisas para poder chamá-lo de craque".

"Quando perguntado sobre mim, ele respondeu: 'Freddy Rincon está abaixo de todos nós.' Eu achei que foi pesado", continuou.

Valderrama intervém

Após as declarações de James sobre Rincón ser o último da lista dos jogadores destaque da Colômbia, Valderrama tomou partido e saiu em defesa de Freddy durante uma entrevista, hoje.

Ele faltou com respeito com Freddy, o grande. Desrespeito, desrespeito! Você tem que ter respeito por grandes jogadores, grandes pessoas e suas histórias. Freddy Rincon é grande, é craque, e ele [James] o desrespeitou.
Valderrama, à rádio colombiana Blu

"Peço que ele jogue bem. Jogue o futebol que ele sabe jogar, porque ele é um jogador de qualidade. James Rodriguez é um jogador de qualidade, tecnicamente habilidoso, tem bons chutes e sempre foi um artilheiro, pois sempre marcou gols pelas equipes que defendeu", continuou.